Envato
São Paulo, 15/07/2025 - O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC), abriu nesta semana as inscrições para o processo seletivo de segundo semestre, com objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.
Ao todo, são ofertadas 74.500 vagas, em 18.419 curso de 1.215 instituições particulares de ensino superior. O candidato poderá selecionar até três opções de curso, indicando a ordem de preferência entre elas. Os três Estados com maior oferta são: São Paulo, com 11.397 vagas; seguido por Bahia, com 8.050; e Minas Gerais, com 7.970.
A pedido do Viva, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fez um levantamento com foco em pessoas com mais de 50 anos e, dos mais de 2,5 milhões de financiamentos ativos, apenas 18 mil foram solicitados por pessoas nesta faixa etária, o que representa apenas 0,72% do total. O órgão ressaltou que não há restrição de idade para as inscrições ao Fies e que os critérios para esse grupo etário são os mesmos dos demais candidatos.
Segundo o edital do Fies, podem receber o financiamento estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição a partir da edição de 2010, tenham obtido nota mínima de 450 pontos nas provas de múltipla escolha e não tenham zerado a prova de redação. Também é necessário possuir renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos. O prazo de inscrição termina dia 18.
O resultado da chamada regular dessa edição do Fies será divulgado no 29 de julho e a complementação da inscrição dos pré-selecionados ocorrerá de 30 de julho a 1° de agosto. Essa etapa inclui a validação dos documentos e comprovação da renda. Em seguida, o MEC fará novas convocações por meio da lista de espera para preenchimento de vagas que eventualmente não tiverem sido ocupadas. As convocações mediante a lista de espera ocorrerão entre 5 de agosto e 19 de setembro.
Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo também podem se inscrever e têm preferência na seleção, sendo 50% das vagas destinadas a esse público. Para saber mais e se inscrever, acesse o site oficial acessounico.mec.gov.br/fies.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.