Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

MEC divulga pré-seleção do Fies 2026; veja prazo para garantir financiamento

Envato

Etapa de complementação da inscrição começa na sexta-feira, 20, e vai até as 23h59 do dia 24 de fevereiro - Envato
Etapa de complementação da inscrição começa na sexta-feira, 20, e vai até as 23h59 do dia 24 de fevereiro
Por Emanuele Almeida

19/02/2026 | 13h17

São Paulo, 19/02/20206 - Estudantes de todo o País já podem conferir nesta quinta-feira, 19, o resultado da chamada única da pré-seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026. A lista de aprovados, que utilizou como critério de classificação a nota obtida no Enem, está disponível para consulta na aba do Fies dentro do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (clique aqui para acessar).

Leia também: Governo de SP abre 2 mil vagas em cursos gratuitos para adultos com até 59 anos

Quais são os prazos?

Os candidatos pré-selecionados precisam agir rápido para assegurar o benefício. A etapa de complementação da inscrição começa na sexta-feira, 20, e vai até as 23h59 do dia 24 de fevereiro, seguindo o horário de Brasília. O procedimento é obrigatório e deve ser feito no site do FiesSeleção (clique aqui para acessar), utilizando a senha de acesso do portal gov.br.

Oportunidades e Fies Social

Para este primeiro semestre, o programa disponibiliza um total de 67.301 vagas espalhadas por 1.421 instituições privadas de ensino superior, cobrindo 19.834 diferentes cursos e turnos. A estimativa do Ministério da Educação (MEC) é ofertar 112.168 vagas ao longo de todo o ano de 2026.

Leia também: Dia do Estudante: 7 programas que ajudam a estudar em qualquer idade

Um dos grandes destaques do programa é o Fies Social, que garante a reserva de 50% das vagas para estudantes com cadastro ativo no CadÚnico e com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (o equivalente a R$ 810,50 em 2026).

Quem for aprovado nesta modalidade tem o direito de solicitar o financiamento integral (100%) dos custos cobrados pela faculdade durante a fase de complementação da inscrição. No entanto, os candidatos devem ficar atentos: as instituições de ensino podem exigir documentos adicionais caso encontrem alguma divergência na renda declarada.

Além do recorte de renda, o Fies mantém o compromisso com a diversidade ao reservar vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, com distribuição proporcional à população desses grupos em cada Estado, com base nos dados do IBGE.

Lista de espera

Para quem não teve o nome divulgado nesta primeira chamada, ainda há esperança. As regras do edital determinam que os não selecionados integram automaticamente a lista de espera para concorrer às vagas que não forem ocupadas.

Os estudantes nessa situação devem continuar monitorando o site do FiesSeleção, já que as convocações da lista de espera acontecerão no período entre 26 de fevereiro e 10 de abril.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias