Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2025 termina sábado, 21

Divulgação/Ministério da Educação

O recurso de reaplicação do Enem 2025 atende a pessoas que foram afetadas por desastres naturais, problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas - Divulgação/Ministério da Educação
O recurso de reaplicação do Enem 2025 atende a pessoas que foram afetadas por desastres naturais, problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas
Bianca Bibiano
Por Bianca Bibiano bianca.bibiano@viva.com.br

Publicado em 18/11/2025, às 17h00

São Paulo, 18/11/2025 - O prazo para solicitar a reaplicação de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina no sábado, 21. O pedido deve ser feito por meio da Página do Participante e encerra às 12h, no horário de Brasília.

Quem pode pedir a reaplicação do Enem?

O recurso atende a pessoas que foram afetadas por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas e não puderam fazer o exame nos dias 9 e 16 deste mês. O participante só poderá fazer as provas referentes ao dia em que ficou inviabilizado de realizar na agenda regular do exame.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o direito à reaplicação é assegurado também a quem foi afetado por desastres naturais, desde que requerido dentro do prazo de solicitação definido no edital.

É o caso dos inscritos confirmados e moradores de Rio Bonito do Iguaçu (PR), cidade afetada por um tornado.

Já no caso dos participantes de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a data das provas foi marcada para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, não sendo necessário o pedido de reaplicação. As datas foram definidas em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece na região.

Como solicitar a reaplicação do Enem?

Os pedidos de reaplicação devem ser feitos entre os dias 17 a 21 de novembro pela Página do Participante (clique aqui para acessar o link oficial).

As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro e terão conteúdo diferente do que foi aplicado nas provas já realizadas.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias