Foto: Paulo Rapoport
Publicado em 02/12/2025, às 08h34 - Atualizado às 08h35
São Paulo, 02/12/2025 - No próximo sábado (06/12), acontece o festival Beabá do Sertão, reunindo artistas da cena brasileira em performances inéditas ao lado de convidados especiais, como Mestrinho, Forroçacana, Rastapé, Bicho de Pé, Trio Xamego, e do projeto Forró di Montão com as participações especiais de Jota.pe, Mariana Aydar, Filipe Toca, Bruna Black, Enok Virgulino e Diana do Sertão.
O festival vai comemorar o Dia Nacional do Forró (13/12), instituído em homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Mais do que revisitar clássicos, o Beabá do Sertão conecta tempos, sotaques e ritmos, passeando desde o forró pé-de-serra até releituras contemporâneas.
Cada encontro propõe um diálogo de gerações, destacando artistas que têm contribuído para manter o gênero vivo e em movimento.
Leia também: Paulo Ricardo grava show de turnê 'XL' no Vibra São Paulo
O festival também surge como um manifesto pela preservação e pela evolução da música nordestina — uma ponte entre o forró de tradição e as vozes que hoje o atualizam com novas sonoridades, influências e discursos.
Mestrinho convida Jota.pê e Bruna Black – Ambos vencedores do Grammy 2025 com o projeto Dominguinhos, convidam Bruna Black, voz revelação que une soul e MPB.
Forroçacana convida Mariana Aydar – grupo com 28 anos de carreira, recebe Mariana Aydar, vencedora do Grammy Latino 2020 e 2024, suas músicas e interpretações destacam o protagonismo e liberdade de escolha das mulheres.
Rastapé e Bicho de Pé convidam Filipe Toca – com mais de 2 milhões de discos vendidos e hits como Colo de Menina e Beijo Roubado, o Rastapé junta-se à Banda Bicho de Pé, também com mais de 25 anos estrada, e juntos chamam Filipe Toca, destaque do Prêmio da Música Brasileira 2024, com
mais de 20 milhões de streams.
Trio Xamego convida Enok Virgulino – fundado em 1982, com ex-zabumbeiro de Dominguinhos, se apresenta com o lendário Enok Virgulino, que celebra 50 anos de carreira em 2025 e é considerado padrinho do movimento do forró universitário.
Forró di Montão (projeto de Diego Oliveira e Nando Nogueira) convida Diana do Sertão – projeto com Diego Oliveira, que acabou de voltar a morar no Brasil depois de 14 anos tocando forró na Europa em mais de 13 países, e Nando Nogueira, que estreou no circuito do sudeste em 2011, conquistando o 1º lugar no Fenfit. Juntos, criaram esse projeto que está conquistando o Brasil, e convidam a voz de Diana do Sertão, que carrega a força feminina no forró e a essência nordestina em cada canção.
O Beabá do Sertão 2025 promete uma noite para dançar, cantar e sentir a música que nasceu no sertão e vem conquistando o mundo.
Beabá do Sertão 2025 no Expo Barra Funda
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Comércio exterior