Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 08/10/2025 - A temporada de premiações de 2026 está se aproximando e a indústria cinematográfica já mira os favoritos para o Oscar 2026.
Mas enquanto a cerimônia não chega, o Termômetro do Oscar já aponta diversos títulos com potencial de estatueta. Filmes lançados em festivais e produções aguardando estreia chamam a atenção por elenco, direção e narrativa. Confira alguns deles abaixo:
Leia também: Este é o filme mais exibido na história da Sessão da Tarde
Entre eles, o Brasil aposta em O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, selecionado para representar o país na disputa de melhor filme internacional.
Leia também: Wagner Moura fala sobre 'O Agente Secreto' representar Brasil em corrida do Oscar
Dirigido por Chloé Zhao, vencedora do Oscar por Nomadland, o filme adapta o romance de Maggie O’Farrell e traz Jessie Buckley e Paul Mescal nos papéis principais.
Ambientado em 1596, a trama explora a morte do filho de 11 anos de William Shakespeare e os eventos que inspiraram Hamlet.
Outra produção que promete chamar atenção é Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson, estrelado por Leonardo DiCaprio.
O filme acompanha ex-revolucionários reunidos para resgatar a filha sequestrada de um dos membros do grupo.
Pecadores, dirigido por Ryan Coogler e estrelado por Michael B. Jordan, aposta em uma narrativa de vampiros ambientada em 1932 no Delta do Mississippi, onde dois irmãos gêmeos buscam um recomeço sem imaginar a ameaça que os aguarda.
Leia também: 10 filmes que completam 20 anos em 2025 e ainda são sucesso
O talento de Emma Stone é destaque em Bugonia, onde interpreta uma poderosa CEO sequestrada por dois teóricos da conspiração que acreditam ser uma alienígena.
No gênero esportivo, Christy acompanha a trajetória da boxeadora Christy Martin nos Estados Unidos. Sydney Sweeney se transforma para interpretar a atleta, mostrando a ascensão da campeã na década de 1990 e os desafios que enfrentou.
Leia também: Qual filme vai representar o Brasil no Oscar 2026? Veja lista com os habilitados
Daniel Day-Lewis retorna às telas em Anemone, filme dirigido pelo filho Ronan, interpretando um ex-soldado que se reencontra com o irmão após 20 anos vivendo isolado na floresta.
Dwayne Johnson também investe em um papel dramático em Coração de Lutador - The Smashing Machine. Ele interpreta o lutador de UFC Mark Kerr, explorando os primórdios do esporte nos anos 1990.
Leia também: Tom Cruise recusa homenagem a artistas do governo Trump, diz reportagem
Depois da Caçada, de Luca Guadagnino, gera polêmica ao acompanhar uma estudante universitária que acusa um professor de estupro, deixando outra professora no meio do conflito.
Marty Supreme traz Timothée Chalamet interpretando o mesa-tenista Marty Reisman em uma cinebiografia pouco comum sobre tênis de mesa.
Leia também: Veja o calendário oficial das principais cerimônias do cinema e TV mundiais
A corrida para o Oscar 2026 promete ser diversificada e cheia de surpresas.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.