Rock anos 80: 10 clássicos que atravessaram gerações e ainda fazem sucesso
Envato Elements/AnnaStills
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brAh, os anos 80... A década dos cabelos volumosos, jaquetas de couro, clipes na MTV e, claro, músicas com solos de guitarra que marcaram gerações.
Foi nessa época que o rock ganhou ainda mais força e diversidade. Indo do glam ao hard rock, do pop rock ao punk.
Para te ajudar a reviver este momento, confira abaixo uma lista com clássicos do rock dos anos 80 que ultrapassaram o tempo e ainda ecoam forte nos fones, rádios, festas e trilhas sonoras.
1. Queen – Another One Bites the Dust (1980)
Com seu baixo marcante e pegada dançante, esse hit é daqueles que todo mundo reconhece nos primeiros segundos.
2. AC/DC – Back in Black (1980)
Um dos riffs mais icônicos da história do rock. É impossível ouvir e não fazer aquele movimento de tocar uma guitarra imaginária.
3. Bon Jovi – Livin’ on a Prayer (1986)
Se você nunca gritou “Whoaaa-oh! We’re halfway there!”, você está fazendo alguma coisa errada e chegou a hora de corrigir isso.
4. Guns N’ Roses – Sweet Child O’ Mine (1987)
O solo de abertura performado por Slash é praticamente um patrimônio do rock. E a voz rasgada de Axl Rose completa o pacote.
5. Toto – Africa (1982)
Virou meme, voltou às paradas e é amada por gerações. Um clássico absoluto do soft rock.
6. A-ha – Take On Me (1985)
Além da melodia inesquecível, o clipe animado em estilo desenho virou referência cultural. Apesar de muitos fãs do gênero não reconhecerem o grupo como de rock, não tem como negar que é um clássico.
7. Michael Jackson – Beat It (1982)
Sim, o Rei do Pop também tem seu espaço no rock. E ainda trouxe Eddie Van Halen para um dos solos mais insanos da década.
8. Scorpions – Rock You Like a Hurricane (1984)
É alto, é pesado, é puro rock dos anos 80. Clássico das rádios e das trilhas sonoras de ação.
9. Survivor – Eye of the Tiger (1982)
Imortalizada no filme Rocky III, essa música virou sinônimo de superação, força e garra. O riff inicial é tão marcante que basta ouvir pra sentir vontade de sair correndo e vencer o mundo!
10. Journey – Don’t Stop Believin’ (1981)
Fechando com chave de ouro, essa é daquelas que bombam no karaokê. E os mais jovens que acompanharam a série "Glee” também se lembram dessa.
Seja na playlist do carro, no filme clássico da Sessão da Tarde ou naquele reencontro de amigos, o rock dos anos 80 continua mais vivo do que nunca. Agora conta pra gente: qual dessas está na trilha sonora da sua vida?
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
