Banco Mundial reduz previsão para crescimento do PIB do Brasil
Envato
Por Broadcast
13/01/2026 | 11h56
São Paulo, 13/01/2026 - O Banco Mundial reduziu a estimativa para o crescimento da economia brasileira em 2025 e em 2026, mas segue esperando expansão de pelo menos 2% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano e no próximo. O PIB representa o conjunto de todas as riquezas produzidas por um país. As projeções estão na edição mais recente do relatório da instituição sobre as perspectivas econômicas mundiais.
O Banco Mundial estima que a economia brasileira tenha terminado 2025 com crescimento de 2,3%, taxa 0,1 ponto porcentual menor que a divulgada pela instituição em junho do ano passado. Para este ano, a expansão projetada é de 2,0%, ou 0,2 ponto porcentual abaixo da estimativa anterior, e para o ano que vem de 2,3%, sem alteração.
Embora haja expectativa de alguma suavização da política monetária, depois de os juros chegarem a 15% ao ano em 2025, o nível ainda elevado dos juros reais, obstáculos relacionados ao comércio e a incerteza global elevada devem pesar sobre os investimentos e as exportações, disse o Banco Mundial no relatório.
A instituição também destacou que a dívida bruta do governo está "em trajetória de alta" e deve continuar aumentando, trazendo preocupação sobre a sustentabilidade da política fiscal do Brasil.
As perspectivas fiscais no curto prazo estão sujeitas a compromissos com gastos obrigatórios, juros reais elevados e uma demanda externa modesta, acrescentou.
(Por Gustavo Nicoletta)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
