Mercantil investe em inovação e tecnologia visando ecossistema para o público 50+

Bruno Gonzaga

O banco propõe ao cliente uma jornada simples em canais que ele sabe usar - Bruno Gonzaga
O banco propõe ao cliente uma jornada simples em canais que ele sabe usar
Por Alessandra Taraborelli [email protected]

Publicado em 12/06/2025, às 13h59

São Paulo, 12/06/2025 - O banco Mercantil, focado no público 50+, vem passando por uma importante transformação nos últimos anos. Ao longo desse período, tem investido no tripé inovação, tecnologia e experiência do cliente.

Apostando no conceito de que a digitalização é possível em todas as idades, o banco, que conta com uma base de 9 milhões de clientes, adotou o WhatsApp como um dos principais canais digitais.

De acordo com o CEO do Mercantil, Gustavo Araújo, o banco foi entender diretamente com o cliente quais eram suas dores e, a partir daí, começou a desenvolver uma comunicação mais assertiva por meio dos aplicativos e canal de WhatsApp.

No caso do aplicativo, foram várias versões até a atual. A jornada de aprendizado se deu com as mudanças como letras maiores para facilitar a visualização do conteúdo, menos profundidade na tela e validação por biometria.

Já a experiência com WhatsApp, umas das inovações foi a validação por meio de vídeo e por token. “No caso do token, percebemos que os clientes têm mais facilidade quando é uma palavra conhecida do que uma sopa de letrinhas. E ao pedir o vídeo com uma foto do documento do cliente para validar a autenticidade, isso ajuda a eliminar processos”, explica, acrescentando que o aplicativo e o WhatsApp são hoje as duas principais ferramentas de comunicação com os clientes e produção do banco.

Essas e outras transformações tecnológicas serão apresentadas nesta tarde por Araújo em painel na Febraban Tech 2025.

Outra inovação e atenção com seu público surge com a criação do portal Viva. Uma parceria com a Broadcast | Agência Estado, uma das maiores agências de notícias do país. Trata-se de um Portal com conteúdo focado em pessoas 50+. Afinal, as projeções demográficas apontam que a população brasileira deixará de ser jovem em breve. Até 2050, a atual fatia de idosos na população vai dobrar, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O executivo ressalta ainda que o banco lançou vários serviços para os seus clientes e o mais novo desafio é o Portal Viva, voltado para o público 50+ “Queremos ser o melhor e maior ecossistema para o público 50+”, afirma.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias