Foto: Envato Elements/YuriArcursPeopleimages
O carismático Pierluigi Collina é considerado um dos maiores árbitros da história do futebol. O italiano se destacava pela autoridade, firmeza e visão de jogo, que o permitia acertar marcações ajustadas mesmo antes da era do VAR. O sucesso o levou a apitar a final da Copa do Mundo de 2002, que terminou com o pentacampeonato da seleção brasileira.
Todo esse cartaz fez de Collina um exemplo a ser seguido por muitos. A figura do árbitro de cabeça raspada passou a ser uma referência e conquistou entusiastas no Brasil e no mundo. Héber Roberto Lopes, nome carimbado em jogos do futebol brasileiro por muitos anos, foi apontado como adepto do visual de Collina, mas negou a associação de forma bem-humorada durante uma entrevista
Aos 65 anos, Pierluigi Collina ocupa o cargo de chefe da Comissão de Arbitragem da FIFA. Ele é membro do Comitê de Árbitros da Uefa e atua como consultor da Associação Italiana de Árbitros.
Durante a conversa, Sálvio aproveitou para fazer um contraponto e comentar sobre a situação atual do uso de barba e tatuagens no Brasil. "Tem tatuagem, sim. Quem quer, pode ter. O (Anderson) Daronco tem. Mas poucos usam barba. O Bráulio (da Silva) Machado (estava) usando (barba) um dia desses", compartilhou.
Um dos nomes mencionados por Sálvio, o gaúcho Anderson Daronco pode ser considerado um dos árbitros mais excêntricos da atualidade. Conhecido por sua força física, o juiz também se destaca ao exibir uma grande tatuagem no braço direito durante as partidas.
Árbitro da Fifa desde 2014, ele impactou as redes sociais ao revelar sua tatuagem em dezembro de 2020. O desenho escolhido traz uma caveira dentro de um campo de futebol, com cartola, apito e os cartões vermelho e amarelo.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.