Brasil recebe 9,2 milhões de turistas estrangeiros em 2025, 37% mais que 2024
Envato
07/01/2026 | 15h39
São Paulo, 07/01/2025 – A visita de turistas ao Brasil em 2025 cresceu 37,1% em relação a 2024 e alcançou 9,2 milhões de turistas estrangeiros ao longo do ano, o maior volume já observado na série histórica, segundo o Ministério do Turismo. Esse número equivale a cerca de 3 mil voos internacionais desembarcando em território brasileiro ao longo do ano, trazendo visitantes de diferentes partes do mundo para conhecer destinos nacionais.
O bom desempenho foi mantido até o último mês do ano. Em dezembro de 2025, o Brasil registrou um crescimento de 11% na entrada de turistas internacionais, em comparação com o mesmo período de 2024. Ao todo, 896.488 visitantes estrangeiros desembarcaram em destinos nacionais, cerca de 90 mil a mais do que no mesmo mês do ano anterior.
O resultado consolidou dezembro como o quarto melhor mês do ano em volume de chegadas internacionais, atrás apenas de janeiro, fevereiro e março.
Além de superar o desempenho do ano anterior, o País também ultrapassou, com folga, a meta prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2025, que era alcançar 6,9 milhões de chegadas internacionais. O crescimento reforça, de acordo com o a efetividade das políticas públicas, da promoção internacional e da articulação com estados, municípios e o setor privado.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressalta ainda que os recordes registrados ao longo do ano se traduziram em oportunidades para os empreendedores, emprego e renda.
“Superamos todas as expectativas e fizemos de 2025 o maior ano da história do turismo internacional no Brasil. Levamos ao mundo a marca da nossa autenticidade, da nossa diversidade, o soft power brasileiro que tanto tem encantado o planeta. Esse resultado também é reflexo de uma estratégia inovadora que deu muito certo para ampliar nossa conectividade”, afirma.
São Paulo é principal porta de entrada
Os dados mostram que os grandes hubs turísticos e aeroportuários seguiram como as principais portas de entrada dos estrangeiros no Brasil. São Paulo liderou o ranking, com 2.753.869 visitantes internacionais, seguido pelo Rio de Janeiro, com 2.196.443, e pelo Rio Grande do Sul, que recebeu 1.535.806 turistas ao longo do ano.
Entre os mercados emissores, a Argentina manteve a liderança absoluta, com 3.386.823 turistas, reafirmando a força do turismo regional e a integração sul-americana. Na sequência, vieram os chilenos, com 801.921 visitantes, e os americanos, que somaram 759.637 chegadas ao Brasil em 2025. Já viajantes vindos de países da Europa, como França, Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha, juntos, somaram 1.274.567 visitantes chegando ao Brasil.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
