Envato
São Paulo, 05/06/25 - A Geração "Coca-Cola" (pessoas nascidas entre 1965 e 1980) liderou na adoção de práticas de consumo consciente, em uma pesquisa feita pelo Serasa Experian. O grupo se destacou entre as demais faixas-etárias em oito das nove ações, como gastar menos e escolher produtos de mais qualidade. Apenas 2,4% do grupo afirmou não adotar nenhuma das práticas listadas.
A pesquisa entrevistou 3.618 pessoas entre 18 e 60 anos. Ao todo, 40,5% dos Xennials (apelido dado as pessoas dessa geração) disseram usar sacolas reutilizáveis. Outro destaque foi na compra de eletrodomésticos com maior eficiência energética, em que 34% do grupo sinalizou com uma prioridade.
20% de todos os entrevistados pretendem ampliar o consumo de produtos sustentáveis nos próximos anos e 17% se identificam com o perfil de consumidor "consciente". Apesar de se destacarem em práticas conscientes, a maioria das pessoas da Geração "Coca-Cola" acreditam ter características de consumidoras "experenciais", com 20,1%.
Fonte: Serasa Experian
No recorte por região, o Sul se sobressaiu na adesão às práticas sustentáveis, onde 48,3% pessoas afirmaram consumir menos e escolher produtos de qualidade, dez pontos percentuais acima da média do País. O Norte é a região que menos se destaca na hora de aderir ao consumo consciente, ficando atrás em seis das nove ações. Além disso, 4% dos nortistas disseram não se identificar com nenhuma das práticas.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.