Envato
São Paulo, 21/07/2025 - No dia 3 de setembro, das 8h30 às 17h, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp )realiza a 18ª edição do Seminário do Envelhecimento, com o tema “O Envelhecimento no Século XXI e os Nossos Desafios”, na Unibes Cultural, em São Paulo.
Com o objetivo de atrair, capacitar e atualizar profissionais e voluntários que trabalham com o público 60+, o evento busca contribuir com a melhoria contínua dos serviços voltados a essa população.
O encontro é voltado a profissionais e voluntários que atuam ou desejam atuar com a terceira idade, além de idosos engajados em atividades profissionais ou sociais, representantes de ONGs, autoridades públicas e políticos comprometidos com essa causa.
As inscrições estão abertas pelo site fisesp.org.br/seminário e a entrada no evento será gratuita mediante ingresso solidário, com a doação de um kit de higiene pessoal (sabonete, escova e pasta de dente). O evento tem patrocínio do Hospital Israelita Albert Einstein e apoio institucional da Congregação Israelita Paulista (CIP), UNIBES e UNIBES Cultural.
Entre os principais temas que serão abordados estão saúde mental e prevenção da depressão após os 60 anos, qualidade de vida, estímulos cognitivos, o impacto das mudanças climáticas no envelhecimento, a importância do cuidado com os cuidadores, o papel do trabalho voluntário na maturidade, além de práticas de mediação e justiça restaurativa aplicadas à terceira idade e convivência multigeracional.
A programação contempla especialistas em saúde, psicologia, gerontologia, meio ambiente e inovação social. Entre os destaques estão o psiquiatra Luiz Zoldan, gerente médico do Espaço Einstein de Saúde Mental; o geriatra e médico de família Marcelo Altona; a pesquisadora sênior do Hospital Albert Einstein, Eliseth Ribeiro Leão; e a presidente do Voluntariado Einstein, Telma Sobolh, que encerrará o evento com uma reflexão sobre o trabalho voluntário na maturidade.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.