Haddad diz que a orientação do governo é reparar danos aos afetados no INSS

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Haddad aguarda CGU e a AGU envolver o minnistério da Fazenda no assunto - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Haddad aguarda CGU e a AGU envolver o minnistério da Fazenda no assunto

Por Amanda Pupo, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 30/04/2025, às 12h50

Brasília, 30/04/2025 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse há pouco que a orientação do governo é de "evidentemente" reparar o dano a pessoas que foram lesadas com descontos indevidos no INSS, mas pontuou que a forma como isso será feito ainda não foi formatada. Ele tratou desse assunto ontem com o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho.

"Estamos aguardando a CGU e a AGU nos envolverem em uma etapa subsequente para tratar desse assunto. Essa questão ainda está no âmbito da CGU", disse Haddad a jornalistas ao ser questionado sobre o planejamento do governo para ressarcir quem foi afetado.

O ministro pontuou que a questão também depende da apuração dos descontos que de fato não foram autorizados pelos beneficiários. "Tem as reclamações que foram feitas ao longo desse período, que foram formalizadas. Mas há um conjunto de aposentados que não formalizaram a queixa, mas que teriam o direito se demonstrar que o débito foi feito indevidamente", afirmou o ministro, segundo quem o governo encontrará um caminho para reparar quem foi lesado.

Luiz Marinho

Mais cedo, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho disse que acredita que o governo irá “virar a página” e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sairá “mais forte e representativo” após a Operação Sem Desconto deflagrada na semana passada, que identificou um esquema fraudulento de deduções indevidas em benefícios de aposentados e pensionistas do instituto. Em sua avaliação, este é um momento de observar as entidades que representam os aposentados e pensionistas e aquelas que têm “vocação da malandragem”.

“Evidente tem toda uma pressão. Meu amigo ministro Lupi está aí explicando e mostrando as providências adotadas, e tenho certeza que vamos passar por mais esse problema”, afirmou Marinho em entrevista ao Bom dia, ministro nesta quarta-feira, 30.

Palavras-chave Haddad INSS danos descontos fraude

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias