Inflação medida pelo IGP-M acelera de 0,28% na primeira prévia de janeiro
Envato
Por Broadcast
12/01/2026 | 10h05
São Paulo, 12/01/2026 - O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,28% na primeira prévia de janeiro, acelerando em relação a variação de 0,15% registrada em igual leitura de dezembro. Os números foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.
Houve alta de 0,30% no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), avançando em relação à taxa de 0,15% da primeira prévia de dezembro. Também houve avanço no Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), de 0,07% para 0,21%.
Por outro lado, o Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M) passou de alta de 0,29% na primeira prévia de dezembro para 0,27% agora.
O IGP-M é um índice de inflação utilizado em cálculos de reajuste de tarifas públicas (energia e telefonia), em contratos de aluguéis e em contratos de prestação de serviços.
(Por Daniel Tozzi)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
