Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Inmet emite alerta para tempestades em Estados do Brasil; veja previsão

Envato

Governo gastos R$ 421 bilhões com enfrentamentos a mudanças climáticas - Envato
Governo gastos R$ 421 bilhões com enfrentamentos a mudanças climáticas
Por Estadão Conteúdo

12/01/2026 | 10h08

São Paulo, 12/01/2026 - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para temporais em todo o Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás.

Também está em vigor nesta segunda-feira, 12, um alerta amarelo para acumulado de chuvas em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Leia também: Alerta amarelo: chuvas retornam por todo o País; veja quando

Há ainda um alerta amarelo para chuvas intensas válido no dia para Estados do Norte e do Nordeste do País. Um aviso também atinge especificamente o litoral da Bahia, incluindo Salvador.

Ciclone ainda atua no Sul do País?

A baixa a pressão atmosférica que deu origem a um ciclone extratropical, com influência direta sobre o Sul do Brasil, se intensificou entre quinta-feira, 8, e sexta-feira, 9, entre o Paraguai e o norte da Argentina.

"Essa baixa pressão se expandiu e deu origem ao ciclone extratropical na madrugada do sábado, 10, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul", disse a Climatempo.

No período, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou para o risco de chuva muito volumosa e ventania em Estados gaúchos.

No sábado, 10, a passagem de um tornado causou estragos e assustou os moradores de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Nesta segunda-feira, este ciclone já segue sobre o oceano, afastando-se rapidamente do Brasil, diminuindo sua influência sobre o Sul do País.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias