Mercosul-UE: agricultores irlandeses protestam nas ruas contra acordo
Reprodução/Agência Brasil
10/01/2026 | 11h18
São Paulo, 10/01/2026 - Milhares de agricultores irlandeses reuniram-se neste sábado na cidade de Athlone, no centro da Irlanda, para uma manifestação contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
O protesto, marcado por um comboio de tratores, ocorre um dia após o Conselho da UE ter dado aprovação provisória ao tratado, apesar do voto contrário do governo irlandês.
A manifestação, organizada pelo partido Independent Ireland, reflete a preocupação do setor pecuário local. Os produtores temem que a abertura do mercado ameace as exportações de carne bovina irlandesa devido à entrada de produtos brasileiros de menor custo, que, segundo eles, não cumprem os mesmos padrões ambientais e sanitários da Europa.
Francie Gorman, presidente da Associação de Agricultores Irlandeses (IFA), saudou o voto "não" do governo, mas insistiu que as salvaguardas propostas no documento são insuficientes.
"Os nossos eurodeputados têm agora um papel crucial na construção de alianças (...) para construir oposição ao acordo", afirmou Gorman em comunicado, sinalizando que a batalha se desloca agora para o Parlamento Europeu, que precisa ratificar o tratado.
(Por Guilherme Nannini)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
