Prefeitura de São José do Rio Preto
Por Estadão Conteúdo
[email protected]São Paulo, 09/07/2025 -- Uma missa celebrada nesta quarta-feira, 9, às 10h, oficializou a instalação da arquidiocese de São José do Rio Preto, no Noroeste do Estado de São Paulo. Dom Antônio Emídio Vilar será o primeiro arcebispo. A arquidiocese foi criada pelo Papa Leão XIV em 22 de maio, a primeira de seu pontificado.
A diocese de São José do Rio Preto antes era vinculada à arquidiocese de Ribeirão Preto. Agora, passa a formar a Província Eclesiástica de São José do Rio Preto, juntamente com as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga.
Leia também: Papa Leão XIV pede 'paz desarmada' e ajuda para 'construir pontes'
Dom Vilar já era bispo de São José do Rio Preto. Ele é natural de São Sebastião do Paraíso (MG) e fez seus votos em Pindamonhangaba (SP). O religioso se formou com bacharelado e mestrado em teologia na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma.
Antes de chegar a São José do Rio Preto, em 2022, foi bispo em São Luiz de Cáceres (MT) e São João da Boa Vista (SP).
Quando do anúncio da elevação da diocese a arquidiocese, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou Dom Vilar. “Desejamos bênçãos de Deus nesta nova etapa de seu ministério”, comunicou a instituição em nota. “Ao Clero, à Vida Religiosa Consagrada e a todo o Povo de Deus, renovamos nossa comunhão com a caminhada desta Igreja Particular, com votos de que a elevação a arquidiocese possa ser sinônimo de maiores frutos na ação evangelizadora.”
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.