Nestlé faz recall de fórmulas infantis no Brasil por risco de contaminação
Envato Elements
07/01/2026 | 11h51
São Paulo, 07/01/2026 - A Nestlé anunciou nesta quarta-feira, 7, o recolhimento global de produtos de nutrição infantil (fórmula), incluindo o Brasil. A ação acontece devido à uma possível contaminação com uma toxina que pode causar náuseas e vômitos.
No Brasil, o recolhimento voluntário inclui lotes das fórmulas Nestogeno, Nan Supreme, Nanlac Supreme, Nanlac Comfor, Nan Sensitive E Alfamino. Até o momento, a empresa aponta que não foram confirmados casos de doenças relacionados aos produtos em questão.
Leia também: Anvisa proíbe importação de fórmula infantil após casos de botulismo nos EUA
"Este recolhimento é uma medida de precaução devido à presença potencial de cereulide - produzida pelo microrganismo Bacillus cereus - em um dos ingredientes utilizado nos lotes especificados", afirma a empresa em comunicado.
A Nestlé explica que, embora o Bacillus possa ser encontrado frequentemente em matérias-primas e em alimentos, em alguns casos, ele tem o potencial de produzir substâncias como a cereulide que pode, em situações mais graves, causar vômitos persistentes, diarreia ou letargia (fadiga extrema) incomum — esses sintomas podem aparecer após 6 horas de exposição ao composto.
Para conferir os lotes afetados, o consumidor pode acessar o site da Nestlé que discrimina os produtos afetados e inserir o número do lote localizado na embalagem do produto. Clique aqui para pesquisar se o produto que possui precisa ser recolhido.
Indicações
A empresa aponta que os consumidores que tenham produtos dos lotes especificados devem suspender imediatamente seu uso e entrar em contato com o atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso por meio dos canais: falecom@nestle.com.br ou 0800 761 2500. Os horários de atendimento são de segunda à domingo, 24 horas.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
