Novo papa, Robert Prevost, escolhe o nome Leão XIV

Reprodução Youtube Vatican News

Roberto Prevost é o novo papa e adotou nome de Leão XIV - Reprodução Youtube Vatican News
Roberto Prevost é o novo papa e adotou nome de Leão XIV

Por Redação Viva

[email protected]
Publicado em 08/05/2025, às 14h32 - Atualizado às 16h42
São Paulo, 8/5/2025 - O novo papa Robert Prevost, que escolheu o nome Leão XIV, tem 69 anos. O seu nome ganhou força no conclave que teve início na quarta-feira, 7, para escolher o novo líder da Igreja Católica.

Nascido em 1955 em Chicago, nos Estados Unidos, em uma família de origens europeias, Prevost também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino, onde iniciou a carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo.

Apesar da proximidade do último papa, considerado progressista, ele tem formação em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, o que pode agradar setores da igreja que privilegiam uma abordagem centrada na teologia.

Além de prefeito dos bispos, Francisco também o nomeou presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, voltada ao estudo de questões referentes à vida e ao desenvolvimento da igreja na região.

Segundo reportagem do jornal The New York Times, Prevost foi elogiado por ter apoiado imigrantes venezuelanos e visitado comunidades remotas no Peru.

Por outro lado, expressou no passado visões menos acolhedoras do que as do papa Francisco em relação a pessoas LGBTQIA+ e, como bispo em Chiclayo, no Peru, se opôs a um plano do governo local para incluir ensinamentos sobre gênero nas escolas.

Foi também criticado por sua condução de casos em que padres foram acusados de abuso sexual. O jornal afirma que não teve sucesso em contactar o cardeal sobre as críticas.

Seu perfil visto como equilibrado, com reputação por construir pontes entre conservadores e progressistas, pode vir a calhar em um momento em que a igreja se encontra dividida.

O que significa a escolha do nome Leão XIV pelo novo papa?

O nome papal costuma homenagear santos, apóstolos ou ser uma referência a papas precedentes, como no caso do nome Leão. É considerado uma mensagem sobre o pontificado que se inicia.

O último papa a levar esse nome, Leão XIII, é conhecido pela promulgação em 1891 da encíclica Rerum Novarum, primeira a tratar dos temas ligados à Doutrina Social da Igreja.

Em seu primeiro discurso, o papa enfatizou ser um "filho de Santo Agostinho". Os agostinianos são uma das ordens mendicantes da Igreja Católica, e tem como uma de suas marcas a assistência aos pobres.

Quem foi o primeiro papa Leão

Em seu primeiro discurso, o novo papa também pediu uma "paz desarmada" e falou em "construir pontes", habilidade pela qual já era conhecido.

São traços que também se ligam à história do primeiro papa que levou o nome Leão, São Leão Magno, que comandou a igreja entre os anos de 440 e 461. Ele teria conseguido dissuadir Átila, o Huno, de invadir a península itálica, e também sido responsável por proteger Roma de uma invasão dos Vândalos.

Além do compromisso pela paz, ele também é conhecido por ter o título de "Doutor da Igreja", um reconhecimento àqueles que tiveram contribuição significativa à teologia ou doutrina da igreja.

Palavras-chave Vaticano conclave Papa

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias