Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Presidente da Fifa parabeniza Flamengo e já cita Mundial de Clubes de 2029

Estadão Contéudo

Jogadores do time carioca comemoram o tetracampeonato em Lima, no Peru, e a classificação para o Mundial de Clubes da Fifa 2029 - Estadão Contéudo
Jogadores do time carioca comemoram o tetracampeonato em Lima, no Peru, e a classificação para o Mundial de Clubes da Fifa 2029

Por Estadão Contéudo

redacao@viva.com.br
Publicado em 01/12/2025, às 09h44
São Paulo, 01/12/2025 - O presidente da Fifa, Gianni Infantino, parabenizou o Flamengo pela conquista do tetracampeonato da Copa Libertadores da América. No sábado, o time carioca venceu o Palmeiras por 1 a 0, em Lima, no Peru.
O mandatário da entidade, pelas redes sociais, destacou a participação do Flamengo na Copa Intercontinental desse ano e no Mundial de Clubes de 2029.
Leia também: Flamengo e Palmeiras oscilam antes da Libertadores e deixam Brasileirão em aberto
"Parabéns ao Flamengo pela vitória na Conmebol Libertadores de 2025 e por se classificar para o Mundial de Clubes da Fifa 2029. Bem-vindos de volta à competição mundial de clubes da Fifa e boa sorte no mês que vem no Dérbi das Américas na Copa Intercontinental no Catar", escreveu Infantino.
Neste fim de 2025, o Flamengo jogará a Copa Intercontinental, o torneio que substitui desde o ano passado o antigo formato anual do Mundial de Clubes. O time carioca terá pela frente o Cruz Azul, do México, campeão da Copa dos Campeões da Concacaf, no dia 10 de dezembro, no chamado Dérbi das Américas.
Leia também: Por que o Mundial de Clubes da Fifa não tem decisão de 3º lugar?
Em 2029, o Flamengo irá disputar o Supermundial de Clubes. A primeira edição da competição foi realizada esse ano, nos Estados Unidos. A equipe carioca foi eliminada nas oitavas de final, após perder para o Bayern de Munique por 4 a 2.
Além do título da Copa Libertadores, o Flamengo poderá conquistar na próxima quarta-feira o troféu do Campeonato Brasileiro. A equipe rubro-negra recebe o Ceará, no Maracanã, e só precisa vencer ou torcer por um tropeço do Palmeiras contra o Atlético-MG.

Grupo seleto

Filipe Luís agora faz parte de um seleto grupo de campeões da Copa Libertadores da América como jogador e treinador. Ele é o nono a levantar o troféu da Copa Libertadores da América como atleta e técnico.
Como jogador, Luís foi campeão pelo Flamengo em 2019 e 2022. Antes dele, entraram no seleto grupo: Humberto Maschio, Roberto Ferreiro, Luis Cubilla, Juan Martin Mujica, José Omar Pastoriza, Nery Pumpido, Marcelo Gallardo e Renato Gaúcho.
O jovem comandante rubro-negro é, portanto, o segundo brasileiro a alcançar o feito. Renato Gaúcho também foi campeão como jogador e como técnico pelo Grêmio, em 1983 e 2017, respectivamente. O treinador do Flamengo, de 40 anos, é quem conseguiu a marca em menor intervalo de tempo. Foram três anos entre a última conquista como jogador e a primeira como técnico
"Foi muito difícil chegar até aqui", disse Filipe Luís.
Foram muitos esforços da equipe, individuais e coletivos. Muitos sacrifícios por parte dos jogadores. E conseguimos. Conseguimos nosso grande objetivo. Estou ainda sem assimilar tudo que aconteceu hoje. Foram momentos de muita tensão essa semana. Mas se você me perguntar se eu esperava, é claro que eu esperava.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias