Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Trump: 'Conselho de Paz' anunciará mais US$ 5 bi para reconstrução de Gaza

Molly Riley/Casa Branca

Conselho vai manter a segurança e a paz na região, diz Trump - Molly Riley/Casa Branca
Conselho vai manter a segurança e a paz na região, diz Trump
Por Broadcast

15/02/2026 | 15h13

São Paulo, 15/02/2026 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, neste domingo que seu "Conselho da Paz" anunciará no próximo dia 19 de fevereiro que os Estados-membro contribuirão com mais US$ 5 bilhões para ajuda humanitária e reconstrução da Faixa de Gaza.

Em publicação na rede Truth Social, o mandatário citou ainda o comprometimento de "milhares de pessoas" para a Força Internacional de Estabilização e para a polícia local, com o objetivo de manter a segurança e a paz na região.

Leia também: Trump critica show de Bad Bunny exaltando imigração no Super Bowl

O Hamas deve cumprir seu compromisso de desmilitarização total e imediata. O Conselho de Paz provará ser o corpo internacional mais significativo da História, e é uma honra para mim servir como seu Presidente."

No último dia 5, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a Trump que o Brasil participará do colegiado se o objetivo se voltar, de fato, para a questão de Gaza.

"Agora, é muito estranho que você crie um conselho e você não tenha um palestino na direção desse conselho", declarou na ocasião. 

O brasileiro já havia pedido ao norte-americano que a atuação do grupo se limitasse apenas a este assunto.

(Por Ludmylla Rocha)

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias