Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Trump cria 'Missão Gênesis' para acelerar mobilização de recursos científicos e IA

White House

Governo Trump diz que desafios exigem um esforço nacional histórico, comparável em urgência e ambição ao Projeto Manhattan - White House
Governo Trump diz que desafios exigem um esforço nacional histórico, comparável em urgência e ambição ao Projeto Manhattan

Por Thais Porsch, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 24/11/2025, às 20h04
São Paulo, 24/11/2025 - O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou hoje uma ordem executiva que orienta os laboratórios nacionais a construir uma plataforma de inteligência artificial (IA) para acelerar descobertas científicas e de engenharia.
 Batizada de Missão Gênesis, o diretor do Escritório de Política de Ciência e Tecnologia da Casa Branca, Michael Kratsios, chamou-a de "a maior mobilização de recursos científicos federais desde o programa Apollo".
Leia também: Mais da metade dos brasileiros crê que decisões de IA superam as humanas
 A ordem descreveu a Missão Gênesis como "um esforço nacional dedicado e coordenado para desencadear uma nova era de inovação e descoberta aceleradas por IA, capaz de resolver os problemas mais desafiadores deste século".
 "Neste momento crucial, os desafios que enfrentamos exigem um esforço nacional histórico, comparável em urgência e ambição ao Projeto Manhattan, que foi fundamental para nossa vitória na Segunda Guerra Mundial e serviu como base crítica para a fundação do Departamento de Energia (DoE) e seus laboratórios nacionais", enfatizou a Casa Branca.
 A ordem faz parte da implementação do "Plano de Ação de IA da América", assinada por Trump este ano e que reconhece a necessidade de investir em IA para acelerar o avanço científico nos EUA e tomar a liderança na corrida do setor tecnológico.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias