Marcello Casal/Agência Brasil
Por Altamiro Silva Junior, do Broadcast
[email protected]São Paulo, 14/05/2025 - A Uber e o iFood, que estão entre os dois aplicativos mais conhecidos e baixados no Brasil, anunciaram hoje um acordo estratégico que vai permitir que os usuários utilizem os aplicativos de uma para usar os serviços da outra e vice-versa.
A parceria da Uber e do iFood vem um dia depois do anúncio da chinesa Meituan, que revelou ontem (12) investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões, pelo câmbio de hoje) no Brasil nos próximos cinco anos para lançar a sua marca de delivery Keeta no País. A Meituan é uma das maiores empresa de entrega de refeições do mundo, com mais de 770 milhões de usuários ativos só na China e vem expandindo operações pelo mundo.
Também segue outro movimento recente divulgado pelo grupo de aplicativo 99, de que irá retomar o serviço de delivery de comida no País, com investimento de R$ 1 bilhão. A 99 é controlada pelo grupo chinês Didi.
Na parceria anunciada hoje, o cliente da iFood vai poder pedir viagens em carros da Uber diretamente no aplicativo do iFood e o mesmo vale para os clientes da Uber pedirem entregas via iFood pelo próprio aplicativo da gigante mundial de mobilidade urbana.
A integração dos serviços começará em cidades selecionadas no Brasil no segundo semestre, com expansão para todo o país prevista em seguida, segundo o comunicado.
O acordo precisa passar por aprovação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A previsão é que a notificação ao conselho seja feita nesta quinta-feira, 15, segundo fontes.
“Estamos muito empolgados em unir forças com o iFood no Brasil”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber em comunicado à imprensa nesta quarta-feira. Segundo a empresa, atualmente apenas cerca de metade dos usuários usam as duas plataformas de maneira recorrente.
"O iFood transformou a maneira de pedir comida e itens do dia a dia no Brasil, assim como a Uber mudou radicalmente a forma de os brasileiros se locomoverem. Agora, essa integração marca um grande avanço”, afirma Diego Barreto, CEO do iFood, no mesmo comunicado.
O iFood movimenta 120 milhões de pedidos por mês, de 400 mil estabelecimentos parceiros, espalhados por 1.500 cidades do País. A plataforma conta, ao todo, 320 mil entregadores.
No app da Uber, a aba de Delivery vai ter as opções do iFood. Já no app do iFood, uma nova aba de mobilidade permitirá que os usuários solicitem viagens na Uber. Por ora, segundo o comunicado, os programas de assinatura Uber One e Clube iFood seguem inalterados, "embora as empresas tenham concordado em explorar iniciativas conjuntas nesses programas no futuro próximo".
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.