ANS aprova novas regras para operadoras de saúde na modalidade autogestão
Adobe Stock
Por Wilian Miron, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 26/11/2025 - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou novas regras para operadoras na modalidade de autogestão, que administram planos de saúde sem fins lucrativos.
De acordo com a ANS, a normativa aprovada amplia a possibilidade de criação de planos de autogestão e autoriza a associação de empresas de diferentes ramos de atividade para se reunir na mesma operação. Da mesma maneira, duas ou mais instituições que atuam em áreas diversas poderão se unir para criar o próprio plano de autogestão.
Essas operadoras geralmente são voltadas para atender funcionários, aposentados e dependentes de uma empresa, órgão público ou associação. Elas não comercializam planos no mercado aberto, pois sua finalidade é oferecer assistência à saúde exclusivamente para o grupo vinculado à instituição mantenedora.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
