Envato
Por Bianca Bibiano
[email protected]Estudo produzido pela divisão Worldpanel da empresa Kantar mostra que a demanda por itens específicos para os homens segue em crescimento, especialmente impulsionada pelo envelhecimento da população. Entre 2023 e 2024, a procura por itens relacionados aos cuidados com cabelos brancos, linhas finas, rugas e aparência aumentou de 70% para 72%.
Em sintonia com essas preocupações, os pesquisados se mostraram mais abertos a procedimentos estéticos profissionais. Serviços como tratamentos faciais já atingem 17% deles – crescimento de 3 pontos percentuais em um ano –, e a depilação facial com cera alcança 7% – alta de 1 ponto percentual. O uso de botox, por sua vez, contempla 2% dos brasileiros com idade entre 35 e 44 anos.
Ainda segundo a pesquisa da Kantar, os cuidados com a pele também se expandiram em relação à frequência de uso de produtos faciais entre homens que realizam procedimentos como botox. Esse público mostra uma aderência 2,5 vezes maior, com destaque para itens como hidratantes e tônicos faciais.
Nos cuidados pessoais realizados em casa, por sua vez, a busca por produtos como proteção solar e hidratantes para os olhos triplicaram em volume de consumidores. A empresa afirma ainda que o mercado de proteção solar gerou tíquete médio de R$ 48 entre os homens que compram um único item por ano, resultando em um mercado de aproximadamente R$ 2,4 bilhões.
Já itens como body splash, corretivo para olhos, sabonete íntimo, produtos para unhas, esfoliante corporal, pó facial, máscara facial e hidratante para os pés duplicaram as ocasiões de uso.
O envelhecimento da população, a democratização do acesso a telemedicina e a maior demanda por casas de repousos também impulsionam o aumento do consumo de itens de saúde, beleza e bem-estar no setor de franquias. Segundo relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de empresas dessa categoria cresceu 16,5% em 2024 em relação ao ano anterior.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.