Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]A vacinação durante o outono e inverno é essencial para prevenir doenças respiratórias, como a gripe, que tendem a se intensificar nesses períodos devido às condições climáticas e ao aumento de aglomerações em ambientes fechados.
Segundo a Governo do Estado de São Paulo, durante as estações mais frias, há um aumento na circulação de vírus respiratórios, como o influenza, responsável pela gripe. A vacinação é a principal medida preventiva, reduzindo o risco de infecções graves, hospitalizações e óbitos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 35 milhões de doses da vacina contra a gripe para todos os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste, a meta é imunizar 90% do público prioritário, que inclui:
Entre outros grupos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações. Confira o calendário de vacinação oficial (aqui).
A vacina contra a gripe é atualizada anualmente para combater as cepas mais recentes do vírus influenza. Mesmo quem se vacinou no ano anterior deve receber a nova dose, pois a proteção diminui com o tempo e as variantes do vírus podem mudar.
Além da vacinação, outras medidas ajudam a evitar doenças respiratórias nessa época do ano. Lavar as mãos com frequência, manter os ambientes limpos e arejados, beber bastante água e manter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras são atitudes que fortalecem o sistema imunológico. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de suplementos vitamínicos, com orientação médica.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.