Você sabia? Queimar folha de louro pode ser algo poderoso no dia a dia

Foto: Envato Elements/FabrikaPhoto

Há muito tempo, ele é valorizado na medicina natural por suas propriedades terapêuticas - Foto: Envato Elements/FabrikaPhoto
Há muito tempo, ele é valorizado na medicina natural por suas propriedades terapêuticas

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 02/05/2025, às 16h15

O louro ou Laurus nobilis (nome científico), é uma planta muito usada na culinária, mas seu uso vai além das panelas. Há muito tempo, ele é valorizado na medicina natural por suas propriedades terapêuticas.

Hoje, a prática de queimar folhas de louro em casa tem ganhado popularidade como forma de promover bem-estar, algo que começa a ser estudado e reconhecido cientificamente.

Essas folhas possuem substâncias como cineol, eugenol e linalol, que, ao serem liberadas na queima, se espalham pelo ar e podem atuar no organismo de forma semelhante aos óleos essenciais usados na aromaterapia.

Esses compostos são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e calmantes, o que pode ajudar no equilíbrio físico e mental.

De acordo com o estudo publicado na revista científica Journal Of Media Critiques, os compostos liberados pela queima do louro têm efeito direto no sistema nervoso, o aroma pode:

  • Ajudar a relaxar a mente;
  • reduzir tensões;
  • acalmar a ansiedade.

Na prática, isso torna o ambiente mais acolhedor e confortável emocionalmente, além de sua atividade antimicrobiana. Isso significa que, ao ser queimado, ele pode contribuir para a redução de bactérias presentes no ambiente, tornando o ar mais limpo e saudável, uma ação semelhante à de incensos purificadores ou sprays naturais.

Embora muitos benefícios ainda estejam sendo estudados, o artigo científico divulgado pela National Library of Medicine mostra que queimar louro pode ter efeitos reais e positivos. A chave está no uso consciente e moderado, respeitando os limites do corpo e do ambiente.

Assim, o que era apenas uma tradição popular ganha espaço como uma possível aliada no cuidado com a saúde e o bem-estar.

Vale ressaltar que, embora a queima de folhas de louro seja uma prática tradicional em algumas culturas, é importante realizá-la com responsabilidade e consciência dos riscos envolvidos.

Palavras-chave Folha de louro casa queima

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias