TikTok lança Pinedrama, aplicativo dedicado a novelas curtas e verticais
Freepik
22/01/2026 | 08h12
São Paulo, 22/01/2026 - Uma das tendências mais populares do momento são as novelas verticais de curta duração, que vem agradado a diversos públicos nas redes sociais, especialmente em aplicativos como TikTok e Kwai. Aproveitando essa trend, o TikTok lançou o PineDrama, um novo app voltado exclusivamente para esse formato de conteúdo.
O aplicativo proporciona novelas sem interrupções de anúncios, com curadoria que considera os gostos e hábitos dos usuários. O Brasil é um dos poucos países, juntamente com os Estados Unidos, a ter acesso inicial ao serviço.
Leia também: Sabe o que é novela vertical? Modalidade está atraindo o interesse das pessoas
O PineDrama tem interface simplificada, alta qualidade de som e imagem, também permite continuar assistindo de onde parou. Além disso, é possível salvar episódios favoritos e ajustar a velocidade de reprodução.
Como baixar o app
O PineDrama está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. Para baixar:
- Acesse a Google Play Store ou App Store;
- Busque por PineDrama e instale o aplicativo;
- O login é automático caso você já tenha conta no Tik Tok;
- Caso não tenha, crie uma conta no TikTok e depois acesse o PineDrama.
Leia também: Clássicos da TV: as 6 aberturas de novelas que conquistaram o Brasil
Novelas verticais no entretenimento
O formato das novelas curtas na vertical, também conhecido como microdrama, ganhou popularidade por ser rápido e acessível, com um roteiro mais exagerado nas atuações dos atores, geralmente sendo produções baratas em orçamento.
Leia também: Jade Picon vive vilã em novela da Globo que estreia hoje; veja onde assistir
O Kwai foi uma das primeiras plataformas a impulsionar esse tipo de conteúdo no Brasil e a TV Globo também aderiu à tendência. Em 2025, lançou “Tudo por uma Segunda Chance” na Globoplay, sua primeira novela vertical, estrelada por Jade Picon, Daniel Rangel e Débora Ozório, e já confirmou novas produções para 2026.
Ver essa foto no Instagram
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
