xAI, de Elon Musk, alega que Apple e OpenAI são monopolistas e processa as empresas

RS/Fotos Públicas

Empresa de Elon Musk alega que acerto com a Appel propicia vantagem competitiva significativa para OpenAI melhorar seu modelo - RS/Fotos Públicas
Empresa de Elon Musk alega que acerto com a Appel propicia vantagem competitiva significativa para OpenAI melhorar seu modelo

Por Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 25/08/2025, às 17h22 - Atualizado às 17h26
Nova York, 25/08/2025 - A startup de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, xAI, processou a Apple e a OpenAI nesta segunda-feira, alegando que ambas estão ilegalmente impedindo a concorrência para empresas de IA.
 A ação judicial afirma que a parceria entre as gigantes do setor de tecnologia torna o ChatGPT o "único chatbot de IA generativa que se beneficia de bilhões de prompts de usuários originados de centenas de milhões de iPhones".
Leia também: Meta recusa-se a aderir a regras de conduta da Comissão Europeia sobre IA
 Isso permite que A ação também afirma que a Apple está despriorizando os aplicativos de chatbots concorrentes nas classificações da App Store.
 "Em uma tentativa desesperada de proteger seu monopólio de smartphones, a Apple se uniu à empresa que mais se beneficia ao inibir a concorrência e a inovação em IA: a OpenAI, uma monopolista no mercado de chatbots de IA generativa", acrescenta a ação judicial.
 Um porta-voz da Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. 
Palavras-chave apple Elon Musk OpenAI xAI

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias