Divulgação/SGB
Sâo Paulo, 28/08/2025 - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou na última semana uma nova versão do Mapa Geológico do Brasil na escala 1:5.000.000. De acordo com o órgão, a publicação apresenta dados mais recentes, novas interpretações e os avanços científicos, contribuindo para ampliar a compreensão sobre a formação geológica brasileira.
Leia mais: IBGE lança mapa-múndi invertido, com Brasil no centro e sul no topo
“A atualização do Mapa Geológico, após 21 anos, é um marco para o conhecimento geocientífico do país. Com décadas de pesquisa e novas tecnologias, construímos uma visão integrada da nossa geologia. Essa base fortalece decisões em mineração, meio ambiente, infraestrutura e ciência. Mais que um recurso técnico, é um instrumento estratégico para o desenvolvimento do Brasil”, destacou o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira.
Leia mais: Mapa genético dos brasileiros: veja 5 novidades que cientistas desvendaram
No mapa são indicadas as unidades estratigráficas do território nacional, acompanhadas de um encarte técnico com as principais províncias geológicas do País. Além disso, o mapa classifica as regiões conforme o período e a era geológica em que se formaram, oferecendo uma visão completa da evolução geológica do Brasil ao longo de bilhões de anos.
O pesquisador em geociências Vladimir Medeiros, que atuou na elaboração do mapa, reforça que o trabalho está alinhado à missão do SGB. “Gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável do Brasil.”
O mapa está disponível para download gratuito em diferentes escalas e formatos no site do órgão oficial e pode ser utilizado por pesquisadores e profissionais de meio ambiente e mineração, além de educadores da área de geografia e geologia.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.