Envato
Por Bianca Bibiano
[email protected]Todo currículo precisa ser objetivo e atraente para destacar as habilidades, competências e experiência dos candidatos. No caso de pessoas mais velhas, experiência é o que não falta. Mas nem sempre as informações profissionais estão atualizadas e pode ser que alguns jargões já tenham saído de moda.
Para ajudar a criar um CV eficaz para a pessoa 50+ em busca de novas oportunidades de trabalho, o Viva colheu recomendações de especialistas e com eles criou um modelo prático, para baixar e editar. Confira:
Insira seu nome completo aqui
[Seu endereço de e-mail] | [Seu telefone] | [Seu LinkedIn (se aplicável)] | [Sua cidade e bairro]
Objetivo
Neste campo inicial, insira o cargo ou área pretendida. Mantenha este campo sempre atualizado de acordo com a vaga à qual está se candidatando.
Exemplo: Objetivo: Analista de Sistemas.
Resumo profissional
Breve descrição com cerca de 3 a 5 linhas destacando suas principais competências, diferenciais e resultados alcançados ao longo da carreira.
Exemplo:
Profissional com sólida experiência na área [sua área de atuação], atuando há mais de [X] anos em [setores relevantes]. Habilidade comprovada em [principais habilidades], com histórico de entrega de resultados como [exemplo de resultado relevante]. Forte capacidade de adaptação a novas tecnologias e ambientes dinâmicos, além de experiência em trabalho em equipe e resolução de problemas complexos.
Palavras-chaves
Insira palavras-chave que tenham relação com a vaga pretendida, até 3 palavras é suficiente.
Exemplo:
Vendas, gestão de equipes, atendimento ao público.
Experiência profissional
Insira no máximo 5 experiências profissionais, priorizando as mais recentes ou relevantes para a vaga pretendida.
Exemplos:
Nome da empresa – [Tempo de atuação na função]
Cargo ocupado
Nome da empresa – [Tempo de atuação na função]
Cargo ocupado
Formação acadêmica
Se o curso acadêmico foi concluído há muitos anos, mencione apenas o nome do curso e a instituição, sem detalhar datas.
Exemplo:
[Nome do Curso] – [Instituição de Ensino]
Formação complementar
Agrupe certificações e cursos extras sob essa seção para manter um currículo mais enxuto. Caso a formação complementar seja mais recente e atualizada que a formação acadêmica, ela pode aparecer primeiro, dando destaque à sua busca por atualização constante.
Exemplo:
Habilidades
Indique habilidades de acordo com o perfil da vaga solicitada e aproveite para colocar habilidades socioemocionais.
Exemplo:
Trabalhos voluntários e projetos pessoais (se aplicável)
Agrupe aqui projetos nos quais você atuou de forma não profissional, mas que tenham relevância para mostrar seus propósitos e que também possam ajudar a validar suas habilidades. Caso tenha muitas informações nos tópicos anteriores, desconsidere este campo, para que o currículo não fique muito extenso.
Exemplo:
Nome da instituição/Projeto – [Breve descrição das atividades e impacto gerado.]
Informações Adicionais (se relevante para a vaga)
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.