Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo, 05/10/2025 - Acontece neste domingo a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), com mais de 761 mil inscritos em 1.284 locais de prova pelo País. Os portões abriram às 11h30 e fecharão 12h30, no horário de Brasília.
Considerado o maior concurso público já realizado no País, o certame reúne em um só processo seletivo vagas para diferentes órgãos do Poder Executivo Federal, como ministérios, agências reguladoras, além de instituições como o IPHAN e o INSS.
Ao todo, são oferecidas 3.652 vagas, sendo 2.480 imediatas e o restante para formação de cadastro reserva.
Leia também: Concursos e vestibulares com inscrições abertas para todas as idades; confira
A maior parte das oportunidades será destinada a quem possui ensino superior. Muitos cargos não exigem formação específica, abrindo espaço para graduados em qualquer área concorrerem a funções de analista e analista técnico.
Além disso, há vagas para carreiras que pedem graduação em áreas determinadas, como Medicina, Arquitetura, Engenharia, Contabilidade e Serviço Social. Também estão previstas oportunidades para candidatos com pós-graduação, mestrado ou doutorado, ainda que em menor número.
Uma das novidades do CNU são as provas com divisão por blocos temáticos. Essa organização agrupa vagas de diferentes órgãos, mas que compartilham áreas de atuação semelhantes.
Em 2025, serão nove blocos no total: dois voltados para cargos de nível médio e sete para nível superior. Cada candidato pode escolher apenas um bloco durante a inscrição, já que todas as provas acontecem no mesmo dia.
Dessa forma, a nota obtida na prova de hoje valerá para todas as opções listadas, aumentando as chances de classificação, um modelo semelhante ao utilizado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.