Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 23/09/2025 - O Concurso Nacional Unificado (CNU) chega à sua segunda edição em 2025 e promete movimentar candidatos de todo o Brasil.
Considerado o maior concurso público já realizado no país, o certame vai reunir em um só processo seletivo vagas para diferentes órgãos do Poder Executivo Federal, como ministérios, agências reguladoras, além de instituições como o IPHAN e o INSS.
Segundo o cronograma, a banca organizadora será a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O edital foi publicado em julho e pode ser acessado clicando aqui.
As inscrições já foram encerradas e, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o concurso registrou 761.528 candidatos confirmados, vindos de 4.951 municípios de todas as regiões do Brasil. As mulheres representam a maioria, com 60% dos inscritos, avanço em relação à primeira edição, quando eram 56,2%.
Ao todo, serão oferecidas 3.652 vagas, sendo 2.480 imediatas e o restante para formação de cadastro reserva.
Leia também: Concursos e vestibulares com inscrições abertas para todas as idades; confira
O CNU é um concurso nacional, com provas aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal.
Além das capitais, cidades do interior também devem receber locais de aplicação, o que amplia o alcance da seleção e facilita a participação de candidatos de diferentes regiões.
Apesar da redução de oportunidades nesse nível de escolaridade nos últimos anos, o CNU 2025 terá 508 vagas de nível médio.
A quantidade é considerada significativa diante da tendência de extinção desses cargos em outros concursos públicos, o que torna o processo uma oportunidade valiosa, possivelmente uma das últimas em grande escala para quem tem apenas esse nível de formação.
A maior parte das oportunidades será destinada a quem possui ensino superior. Muitos cargos não exigem formação específica, abrindo espaço para graduados em qualquer área concorrerem a funções de analista e analista técnico.
Além disso, haverá vagas para carreiras que pedem graduação em áreas determinadas, como Medicina, Arquitetura, Engenharia, Contabilidade e Serviço Social. Também estão previstas oportunidades para candidatos com pós-graduação, mestrado ou doutorado, ainda que em menor número.
Leia também: MPF pede suspensão do CNU 2025 por falhas em cotas raciais e transparência
Os cartões de confirmação de inscrição estão disponíveis desde as 18h de segunda-feira (22), na Página de Acompanhamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do certame. Para acessar, é necessário informar o CPF e a senha da conta Gov.br.
O documento traz informações essenciais, como número de inscrição, data, hora e local de prova. Também registra se o candidato terá direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social. Embora não seja obrigatório, o MGI recomenda levar o cartão impresso no dia da prova para facilitar a localização.
As provas do CNU serão aplicadas em dois dias diferentes.
Objetivas: 5 de outubro, em 228 cidades.
Portões fecham às 12h30 (horário de Brasília).
Discursivas: 7 de dezembro, apenas para candidatos habilitados e convocados após a primeira fase. Nesses casos, o cartão de confirmação estará disponível em 1º de dezembro.
Uma das novidades do CNU é a divisão por blocos temáticos. Essa organização agrupa vagas de diferentes órgãos, mas que compartilham áreas de atuação semelhantes.
Em 2025, serão nove blocos no total: dois voltados para cargos de nível médio e sete para nível superior. Cada candidato poderá escolher apenas um bloco, já que todas as provas acontecem no mesmo dia.
Durante a inscrição, será possível indicar a ordem de preferência das vagas dentro do bloco escolhido.
Dessa forma, a nota obtida na prova valerá para todas as opções listadas, aumentando as chances de classificação, um modelo semelhante ao utilizado no Enem.
Leia também: Prosa do Vestibular 2025: veja como participar de aulas gratuitas para a Fuvest 2026
Com a diversidade de cargos, a abrangência nacional das provas e a possibilidade de concorrer a várias vagas dentro de um mesmo bloco, o CNU 2025 se apresenta como uma das seleções mais democráticas do serviço público.
Tanto candidatos de nível médio quanto de nível superior podem se beneficiar da estrutura do Concurso Nacional Unificado, que busca ampliar o acesso e a transparência na ocupação de cargos federais.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.