Encceja 2025: tem limite de idade para participar do exame?
Foto: Envato Elements/erika8213
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brAs inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 estão abertas desde segunda-feira, 21 de abril, e vão até 2 de maio. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo Sistema Encceja.
O Encceja é uma chance para jovens e adultos que não finalizaram o ensino fundamental ou médio na época adequada obterem a certificação por meio de uma prova. O exame é voluntário e gratuito, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Quem pode participar?
Para realizar o exame do ensino fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos até o dia da prova. Já para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos até a data do exame. Não há limite máximo de idade para participar.
As provas serão aplicadas em um único dia, com questões de múltipla escolha e uma redação. Os resultados do Encceja são utilizados pelas secretarias de educação e institutos federais como base para emitir os certificados de conclusão do ensino fundamental ou médio. O exame reconhece conhecimentos adquiridos tanto na escola quanto em experiências de vida e trabalho. A data da prova está marcada para o dia 3 de agosto de 2025.
Como se inscrever em 8 passos
- Entre em enccejanacional.inep.gov.br no período das inscrições (21/04 a 02/05);
- Informe seu CPF e data de nascimento;
- Preencha seus dados pessoais (Nome completo, endereço, contato e informações escolares);
- Escolha o nível de certificação ( Ensino Fundamental ou Ensino Médio);
- selecione o local onde quer fazer a prova;
- Caso precise de atendimento especial ou queira usar nome social, faça a solicitação no momento da inscrição (também até o dia 2 de maio);
- Revise todos os dados antes de confirmar;
- Finalize a inscrição e anote o número do protocolo.
O Encceja é gratuito e voltado para quem não concluiu o ensino fundamental ou médio na idade certa.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
