Maioria dos trabalhadores teve que aprender a usar novas ferramentas ou tecnologia em 2024

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Pesquisa realizada pela consultoria PwC também mostrou que 49% tiveram aumento significativo no volume de trabalho - Envato
Pesquisa realizada pela consultoria PwC também mostrou que 49% tiveram aumento significativo no volume de trabalho
Por Cláudio Marques [email protected]

Publicado em 13/06/2025, às 18h42

São Paulo, 13/06/2025 - As mudanças no mercado de trabalho com o uso de novas tecnologias está impactando a maior parte dos trabalhadores brasileiros. A pesquisa Hopes and Fears, realizada pela consultora PwC em 2024, apontou que 56% dos profissionais brasileiros afirmaram que tiveram que aprender a usar novas ferramentas ou uma nova tecnologia para realizar o trabalho. E quase a metade, 49%, tiveram aumento significativo no volume de trabalho e 47% afirmaram que notaram aumento nas responsabilidades.

A percepção de mudanças é ainda maior. Cerca de dois terços dos profissionais no Brasil e no mundo dizem que experimentaram mais mudanças no trabalho no último ano, na comparação com o ano anterior. O estudo ouviu 56 mil profissionais em 50 países. “Este é um ambiente potencial de estresse. As mudanças no dia a dia do trabalho ampliam as preocupações sobre ser relevante no mercado de trabalho e a empregabilidade”, comenta Camila Cinquetti, sócia e líder de workforce na PwC Brasil.

Ainda assim, esse ambiente parece não ter afetado de modo significativo o desejo de mudar de emprego: 24% dos brasileiros afirmaram que pretendem trocar de emprego nos próximos 12 meses (28% no mundo) - queda de um ponto porcentual em relação à edição anterior do estudo (2023), quando 25% dos profissionais demonstraram este desejo. Em 2022, o percentual foi de 19%.

Adaptação

Ainda assim, 87% dos trabalhadores brasileiros sentem que estão prontos para se adaptarem às novas formas de trabalho, indica a pesquisa. A maioria dos trabalhadores acredita que a inteligência artificial (IA) generativa pode ajudá-los a melhorar a eficiência. Além disso, 70% dos respondentes no Brasil (60% no mundo) dizem que as mudanças recentes vividas os deixam otimistas em relação ao futuro nas empresas onde trabalham.

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Camila Cinquetti, sócia e líder de workforce na PwC Brasil - Divulgação / PwC

De acordo com Cinquetti, trata-se de um cenário forte de otimismo e engajamento global. “Os trabalhadores estão ansiosos para se qualificarem e veem potencial no uso de IA generativa", afirma a consultora. Segundo o estudo,  48% dos entrevistados no Brasil (40% no mundo) acreditam que a IA generativa mudará a essência da sua profissão em menos de cinco anos.

Cinquetti ressalta que, apesar do clima de engajamento, 52% dos profissionais brasileiros sentem que há muitas mudanças ocorrendo ao mesmo tempo e 34% (44% no mundo) não entendem o motivo das transformações. "As empresas precisam comunicar de forma clara os motivos das transformações e transmitir a mensagem de maneira eficaz em todos os níveis organizacionais. Se os profissionais não estão compreendendo o motivo das mudanças na empresa, temos um sinal de que o cascateamento da estratégia e sua comunicação está falho”, avalia.

Aprendizado

Tanto que os profissionais que preveem trocar de emprego nos próximos 12 meses atribuem "muita importância" à oportunidades de aprender novas competências. Do grupo dos que deram resposta positiva para a chance de mudança, 69% responderam que aprender uma nova habilidade influencia “muito” ou “extremamente” a decisão.

“Nossos dados mostram o quanto as pessoas valorizam as oportunidades que a empresa cria para o desenvolvimento de competências quando pensam em mudar de emprego", afirma. "As empresas precisam ter mentoria sobre os tipos de habilidades que os funcionários precisam desenvolver. Também é importante criar uma cultura de aprendizado, na qual liberar oportunidades de conhecimento faça parte do DNA da organização", declara Ciquentti.

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