Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos

Tomaz Silva/Agência Brasil

INSS tem fila de 2,8 milhões de pedidos de benefícios, com tempo médio de 35 dias para atendimento - Tomaz Silva/Agência Brasil
INSS tem fila de 2,8 milhões de pedidos de benefícios, com tempo médio de 35 dias para atendimento
Thiago Lasco
Por Thiago Lasco thiago.lasco@viva.com.br

Publicado em 23/11/2025, às 16h10

São Paulo, 23/11/2025 - Um comitê estratégico foi criado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o objetivo de reduzir uma fila de 2,8 milhões de pedidos de benefícios, como aposentadoria, pensão e salário-maternidade.
De acordo com a autarquia, houve um aumento de 23% no volume de novos pedidos. Em resposta a isso, o novo comitê vai monitorar, avaliar e propor soluções para reduzir a fila.
Leia também: INSS suspende novos consignados do Banco Inter e mais 3 instituições
Apesar do crescimento no número de pedidos, o tempo médio para a concessão de benefícios tem apresentado queda, ainda segundo o INSS. Atualmente, esse período é de 35 dias.

Outras pendências

O INSS tem cerca de 920 mil processos em andamento. Além deles, o novo comitê deve buscar soluções para outros quase 2 milhões de pedidos que apresentam pendências externas. O prazo final para os trabalhos do comitê é o dia 30 de junho de 2026.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias