INSS promete aperfeiçoar serviços aos beneficiários e atendimento presencial

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O instituto se comprometeu a reduzir o tempo de espera de análise das solicitações de aposentadoria, pensão e outros direitos - Marcelo Camargo/Agência Brasil
O instituto se comprometeu a reduzir o tempo de espera de análise das solicitações de aposentadoria, pensão e outros direitos
Por Paula Bulka Durães [email protected]

Publicado em 14/07/2025, às 18h35

São Paulo, 14/07/2025 - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prometeu ampliar o atendimento presencial e aprimorar os serviços aos beneficiários a partir do dia 22 de julho. A mudança foi divulgada em portaria publicada nesta segunda-feira, com a realocação e alteração de funções e cargos comissionados executivos. De acordo com o presidente, Gilberto Waller Júnior, as alterações devem promover a "humanização do atendimento junto ao segurado”.

O instituto se comprometeu a reduzir o tempo de espera de análise das solicitações de aposentadoria, pensão e outros direitos, com a instalação de uma nova área para a gestão das Centrais de Análises de Benefícios. Os canais oficiais "Meu INSS" e telefônico 135 devem se tornar mais integrados, com atendimento comprometido a incluir pessoas idosas com dificuldades tecnológicas.

As Agências da Previdência Social (APS) espalhadas pelo País devem aumentar a quantidade de serviços relacionados à manutenção dos benefícios, respeitando a capacidade de operação de cada unidade, que hoje são 1.587. Ainda não foi esclarecido quais iniciativas serão adicionadas em todas as frentes divulgadas pela portaria.

O detalhamento das mudanças será divulgado ao longo dos próximos dias, de acordo com o INSS.

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