Presidente do INSS defende mediação estatal com associações de aposentados

CGU/Divulgação

Gilberto Waller Júnior promete agilidade para a devolução dos descontos feitos no período de março de 2020 a março de 2025 - CGU/Divulgação
Gilberto Waller Júnior promete agilidade para a devolução dos descontos feitos no período de março de 2020 a março de 2025

Por Paula Bulka Durães

[email protected]
Publicado em 13/05/2025, às 17h08

São Paulo, 13/05/2025 - O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, defendeu a mediação do Estado no contato das associações com os aposentados e pensionistas, em entrevista à GloboNews. De acordo com Waller Júnior, apesar das fragilidades do sistema, a intervenção é necessária, assim como a existência de associações que cumpram a função de proteger os interesses dos beneficiários. 

“Por hora, entendo que é uma relação privada e que o INSS não tem que estar no meio disso. Por outra, acredito que colocar o aposentado também nas mãos da associação, sem uma intervenção do Estado, fragilizaria ainda mais a relação com o cidadão. É uma situação muito complicada”.

Questionado sobre a continuidade dos descontos de associações na folha do aposentado, Waller Junior afirmou que o sistema deve ser fortalecido com novas ferramentas de segurança, como a biometria facial.

Sobretudo, o presidente do órgão promete agilidade para a devolução dos descontos feitos no período de março de 2020 a março de 2025. “As associações devem devolver o dinheiro em um prazo de 15 dias úteis. Se não apresentar, o INSS vai cobrá-las e elas serão responsabilizadaa”. 

Quanto ao processo de devolução, ele não descartou o acionamento das agências presenciais na hora de fazer as devoluções. “Nós vamos monitorar o atendimento. Se for necessário, vamos abrir os canais presenciais das nossas agências e de outras possibilidades que estão sendo discutidas. Ninguém pode ficar para trás”. As comunidades e municípios remotos devem ser atingidas pelos serviços móveis, como o PREVMóvel, a fim de facilitar o acesso da população às agências.

Waller Junior reforçou que o ressarcimento será feito exclusivamente na conta previdenciária, sem que o aposentado precise fornecer documentos, abrir contas bancárias ou realizar PIX. Nesta terça-feira (13), 9 milhões de beneficiários foram notificadas pelo aplicativo ou site “Meu INSS”, de acordo com o presidente. Outra mediação direta com o instituto é através do canal de telefone 135. Qualquer outra tentativa de contato pode ser uma tentativa de golpe.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias