Foto: Divulgação/D+Produções
Por Joyce Canele
[email protected]São Paulo, 10/05/2025 - Você se lembra de algum filme em que o cinema era ao ar livre, e sentiu vontade de estar em um? Se sim, agora é hora. Projetos culturais como o Cinema Inflável e o Open Air Brasil estão transformando o acesso ao cinema no Brasil, especialmente em comunidades com pouca oferta cultural.
Ambos são segurados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e têm como objetivo democratizar o audiovisual por meio de sessões gratuitas e experiências imersivas.
A Agência Gov, divulgou novas datas desse projeto tão importante para sociedade. O Cinema Inflável iniciou sua temporada neste mês de maio de 2025 no Distrito Federal e em Goiás, com exibições gratuitas em Ceilândia e Vila Telebrasília até setembro e diversos filmes e cartaz.
Já o Open Air Brasil retorna ao país após nove anos, celebrando 20 anos de história. Reconhecido como a maior exibição cinematográfica ao ar livre do mundo, o evento conta com uma tela com 325 m², projeção em 4K e som Dolby Digital Surround, oferecendo uma experiência audiovisual de qualidade.
A temporada começa em Brasília, com sessões de 3 a 15 de junho, e segue para Salvador, de 30 de setembro a 12 de outubro. As edições no Rio de Janeiro e em São Paulo estão apenas para 2026. Lembrando que: o Open Air Brasil também conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e legendas.
Os dois projetos são coordenados pela produtora D+3, sob direção de Renato Byington, que destaca a importância de unir entretenimento, reflexão e diversidade cultural. A curadoria dos eventos é pensada para celebrar a diversidade cultural e estética do cinema, promovendo o encontro entre o cinema popular e o autoral, o nacional e o internacional. Além disso, filmes independentes, longas e curtas-metragens estão entre os destaques.
Além dos filmes, há distribuição de pipoca, oficinas, apresentações artísticas e conversas públicas, envolvendo projetos sociais e Pontos de Cultura locais. Tudo isso a céu aberto no cinema ao ar livre.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.