Foto: Divulgação/Paramount
Por Joyce Canele
[email protected]Afinal, o que torna um filme verdadeiramente inesquecível? Não basta apenas conquistar boas notas da crítica, é preciso resistir ao tempo, tocar o público e influenciar gerações.
Nesta seleção, reunimos 10 obras-primas, de acordo com o site Rotten Tomatoes. Esses filmes alcançaram notas altíssimas, com base em avaliações da crítica especializada, número de votos do público e impacto histórico. Confira agora os 10 melhores filmes de todos os tempos:
Um dos pilares do cinema moderno, O Poderoso Chefão é mais que um filme de máfia, é uma saga familiar intensa e trágica sobre poder, lealdade e transformação. A direção de Francis Ford Coppola e as atuações lendárias de Marlon Brando e Al Pacino moldaram um clássico eterno.
Romance, guerra e sacrifício se encontram neste drama ambientado na Segunda Guerra. Os diálogos imortais e uma química inesquecível entre Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, Casablanca é um dos filmes mais citados e reverenciados da história.
Uma homenagem, celebração e reconhecimento do cinema noir (histórias de crime, suspense e mistério), com um roteiro tenso e surpreendente. A investigação de crimes em uma Los Angeles corrupta e glamourosa dos anos 50 prende a atenção do começo ao fim. Guy Pearce, Russell Crowe e Kim Basinger entregam performances memoráveis.
Dirigido por Akira Kurosawa, este épico japonês é a base para incontáveis histórias sobre união e heroísmo. A trama simples de camponeses que contratam samurais para protegê-los, dá lugar a um espetáculo humano, visual e filosófico, com impacto global no cinema.
Um filme doloroso e necessário, que retrata o Holocausto com um realismo impactante. A transformação de Oskar Schindler, de empresário oportunista a herói humanitário, emociona profundamente. Spielberg assina sua obra mais comovente e respeitada.
Um suspense envolvente e sombrio sobre corrupção e tragédia pessoal. Jack Nicholson vive um detetive em busca da verdade, em um dos finais mais chocantes do cinema. Com direção de Roman Polanski, Chinatown é um estudo elegante sobre falhas morais e decadência urbana.
Marlon Brando brilha como um ex-lutador envolvido em conflitos sindicais. Com forte crítica social, direção de Elia Kazan e uma das falas mais célebres do cinema (“I coulda been a contender”), é um drama poderoso sobre consciência e coragem.
Muito além de um filme infantil, essa sequência traz questionamentos profundos sobre identidade e propósito. Woody, Buzz e os amigos vivem uma jornada emocional tocante. A Pixar provou aqui que animação pode ser arte com alma, para todas as idades.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.