Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Escritor Jeferson Tenório denuncia censura após ter perfil desativado no Instagram

Divulgação Companhia das Letras

Jeferson Tenório, autor de "O Avesso da Pele" acusa meta de censura - Divulgação Companhia das Letras
Jeferson Tenório, autor de "O Avesso da Pele" acusa meta de censura
Por Estadão Conteúdo estadaoconteudo@estadao.com

Publicado em 23/08/2025, às 17h58

São Paulo, 23/08/2025 - O escritor Jeferson Tenório acusa a Meta, empresa que administra o Instagram, de censura. O autor teve o perfil com mais de 80 mil seguidores banido da rede social - segundo ele, sem qualquer explicação. Tenório atribui a desativação de seu perfil a um movimento mais amplo de repressão a personalidades progressistas na internet.

O Estadão questionou a Meta sobre o motivo do banimento. Também perguntou se há algum critério ideológico na moderação das contas. E deixou espaço aberto para manifestação.
Leia também: Maitê Proença lamenta ter seu perfil do Instagram bloqueado: 'não tinha nada demais'

A Companhia das Letras, que publica os livros do autor, divulgou uma nota de repúdio nas redes sociais. A editora afirmou que a exclusão do perfil de Tenório "parece ser uma tentativa de silenciamento".

Autor dos livros O Avesso da Pele, Estela sem Deus e De Onde Eles Vêm, Tenório vem denunciando o caso em um novo perfil. A conta reserva tem 7,6 mil seguidores.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o escritor afirma que tentou entrar em contato com a Meta, mas não conseguiu informações. Ele está há mais de um mês sem acesso ao perfil, mas só trouxe o caso a público nesta semana.

"No primeiro momento, achei que a minha conta havia sido hackeada, mas depois veio a confirmação de que o meu perfil foi banido pela empresa Meta sob alegação de que não se enquadrava nas diretrizes da plataforma", narrou Tenório.

O escritório FFM Advogados, que representa o autor, informou que vai acionar a Meta judicialmente.

"Vamos adotar todas as medidas cabíveis para responsabilizar a empresa, uma vez que a exclusão arbitrária reduz drasticamente o alcance do trabalho de Tenório, prejudicando sua atuação como escritor, educador e figura pública. Trata-se de uma grave violação à liberdade de expressão e ao direito à comunicação", informou, em nota, o escritório.

'É impossível escrever um livro sem material biográfico', diz Jeferson Tenório.

Não é a primeira vez que o autor denuncia censura. Em 2021, O Avesso da Pele, romance vencedor do Prêmio Jabuti, foi recolhido de escolas do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Goiás.

A obra faz parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As instituições de ensino alegaram que havia "expressões impróprias" para menores de 18 anos.

Decisões da Justiça obrigaram as escolas a colocar o livro de volta na grade.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias