Foto: Divulgação/Unibes
Por Beatriz Duranzi
[email protected]São Paulo, 20/05/2025 - A Unibes Cultural, localizada na região oeste de São Paulo, apresenta a exposição gratuita "Retratos Revelados – Sobreviventes do Holocausto", em cartaz até 29 de junho. A mostra reúne retratos e relatos de 31 pessoas que sobreviveram ao Holocausto e atualmente residem no Brasil, destacando suas histórias de resistência e reconstrução.
Com curadoria da historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), e co-curadoria do fotógrafo Jacob Bosch Contreras, a exposição apresenta imagens em preto e branco produzidas com câmeras analógicas.
Os registros foram realizados pelos fotógrafos Jacob Bosch Contreras, Mário Virgílio Castello, Moyra Madeira e Patricia Lens nos próprios espaços da Unibes Cultural, valorizando o tempo do encontro e o gesto artesanal na revelação das imagens, segundo o site do próprio espaço de cultura.
A exposição começa com um mapa-múndi e uma linha do tempo que ilustram o avanço geográfico do nazismo e as medidas que estruturaram esse regime. Ao longo da linha do tempo, surgem as fotografias dos sobreviventes, acompanhadas de pequenos resumos sobre suas histórias e biografias.
Entre as histórias apresentadas está a da holandesa Liselotte Barochel, que tinha apenas 2 anos quando seu país foi ocupado pelas forças alemãs. Ela relata que seu pai, um jornalista alinhado ao socialismo, foi denunciado, detido pela Gestapo e morto em Auschwitz em 1944.
A mostra busca ressignificar a imagem desses sobreviventes, refletindo a dignidade, a singularidade e a presença dessas pessoas que foram vítimas de muitas violências.
A exposição gratuita está aberta à visitação pública de quarta a domingo, das 12h às 19h, na Unibes Cultural, localizada na Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site da Unibes Cultural.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.