5 museus gratuitos no Rio de Janeiro: onde aproveitar cultura sem gastar nada

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Para quem gosta de arte, há diversos museus e centros culturais na cidade que não cobram ingresso - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Para quem gosta de arte, há diversos museus e centros culturais na cidade que não cobram ingresso

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 08/09/2025, às 08h33

São Paulo, 08/09/2025 O Rio de Janeiro é conhecido por suas belezas naturais, mas também reserva uma agenda cultural de peso, e o melhor, muitas vezes gratuita. 

Para quem gosta de arte, história e atividades culturais variadas, há diversos museus e centros culturais na cidade que não cobram ingresso, funcionando como verdadeiros pontos de encontro entre moradores e turistas. Confira alguns deles:

Leia também: Experiências gratuitas no Rio de Janeiro que vale a pena conhecer

1. Museu do Pontal

O espaço celebra a arte popular brasileira, com acervo fixo de esculturas e exposições temporárias. Também promove eventos infantis nos fins de semana.

  • Funcionamento: quinta a domingo, sempre gratuito.
  • Endereço: Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca.

2. Museu de Arte Moderna do Rio (MAM)

Sim, o museu mais famoso do Rio de Janeiro tem entrada gratuita. Com exposições itinerantes de arte moderna e contemporânea, o espaço ainda conta ainda com cinemateca gratuita e áreas externas ideais para lazer.

  • Funcionamento: quarta a domingo, com entrada gratuita (há sugestão de contribuição).
  • Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo.

Leia também: As 10 cidades mais visitadas por estrangeiros no Brasil em 2025

3. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

O lugar conta com exposições de grande relevância, incluindo mostras internacionais, além de teatro, música e cinema. Também conta com cafeteria e biblioteca.

  • Funcionamento: quarta a segunda (fecha às terças).
  • Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro.

4. Casa França-Brasil

Instalado em um casarão histórico no Centro, a exposição conta com arte contemporânea e difusão cultural, com cursos, seminários e ciclos de palestras. 

  • Funcionamento: terça a domingo.
  • Endereço: R. Visc. de Itaboraí, 78 – Centro.

5. Centro Cultural Correios

Outro espaço rico da cultura do Rio de Janeiro, com exposições variadas de artes visuais, música e audiovisual, além de teatro e workshops.

  • Funcionamento: terça a sábado.
  • Endereço: R. Visc. de Itaboraí, 20 – Centro.

Leia também: Gramado, Porto de Galinhas e Rio lideram buscas de viagens no 2º semestre

Museus com entrada gratuita em dias específicos

Além dos espaços com entrada livre em tempo integral, outros museus do Rio oferecem gratuidade em dias determinados da semana. Vale se programar para aproveitar:

  • Terça-feira: Museu de Arte do Rio (MAR), Museu do Amanhã, Museu do Universo (Planetário da Gávea), Espaço Cultural da Marinha.
  • Quarta-feira: Museu Chácara do Céu, Museu de Arte Contemporânea, Casa Roberto Marinho.
  • Quinta-feira: Museu do Açude.

Explorar os museus gratuitos do Rio de Janeiro é uma oportunidade de mergulhar na diversidade cultural da cidade, conhecer espaços históricos e se conectar com diferentes formas de arte, tudo isso sem pesar no bolso.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias