Experiências gratuitas no Rio de Janeiro que vale a pena conhecer

Foto: Envato Elements

Explorar a cidade sem gastar nada é totalmente possível e ainda permite descobrir a essência carioca de perto - Foto: Envato Elements
Explorar a cidade sem gastar nada é totalmente possível e ainda permite descobrir a essência carioca de perto

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 24/08/2025, às 09h17

São Paulo, 24/08/2025- O Rio de Janeiro é famoso por suas paisagens deslumbrantes, praias icônicas e vida cultural intensa, mas muitas pessoas não sabem que é possível aproveitar grande parte da cidade sem gastar um centavo.

Entre trilhas, museus e espaços culturais, a cidade oferece experiências gratuitas que permitem conhecer o Rio de forma autêntica e econômica.

Leia também: 2 restaurantes brasileiros com estrela Michelin e as opções mais acessíveis

Confira a seguir confira alguns destinos gratuitos para conhecer o famoso RJ:

1. Parque Lage

Parque lage
Foto: reprodução arquivo Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Um dos destaques é o Parque Lage, situado aos pés do Cristo Redentor, no Jardim Botânico.

Com entrada gratuita, o parque oferece extensas áreas verdes, lagos, grutas artificiais e jardins em estilo europeu, além de uma vista impressionante do Corcovado.

No centro do parque, o palacete histórico abriga a Escola de Artes Visuais e possui um pátio interno com piscina, colunas e cafeteria, ideal para momentos de descanso e fotos memoráveis.

Leia também: RJ receberá até R$ 534 bilhões em investimentos até 2027, segundo a Firjan

Para os mais aventureiros, uma trilha dentro do parque leva até o topo do Corcovado. Confira mais informações no portal do Parque Lage.

2. Pedra do Sal

Pedra do Sal
Foto: reprodução arquivo Governo do RJ

Outro ponto imperdível é a Pedra do Sal, localizada no bairro da Saúde. Considerada berço do samba e da cultura afro-brasileira, o local recebe rodas de samba gratuitas, especialmente às segundas-feiras.

O ambiente descontraído reúne moradores, turistas e músicos em uma celebração da música e da cultura carioca.

Leia também: Frank Sinatra no Maracanã: relembre o show histórico para 175 mil pessoas

O passeio permite vivenciar a essência da cidade, com a oportunidade de dançar e se emocionar com a música ao vivo. Saiba mais sobre a Pedra do Sal (aqui).

3. Museu do Amanhã

Museu do Amanhã
Foto: reprodução arquivo Prefeitura do RJ

O Museu do Amanhã, na zona portuária revitalizada, é outro espaço que oferece acesso gratuito às terças-feiras mediante retirada de ingresso online antecipado.

Com exposições interativas sobre ciência, sustentabilidade, mudanças climáticas e tecnologia, o museu é ideal para quem deseja aprender enquanto explora a arquitetura moderna do local.

Leia também: BNDES aporta mais R$ 50 milhões no Museu Nacional do Rio de Janeiro

Além das exposições internas, o espaço externo também proporciona ótimas oportunidades para passeios e fotos. Saiba mais (aqui).

4. Centro Cultural Banco do Brasil 

Centro Cultural Banco do Brasil RJ
Foto: reprodução arquivo CCBB RJ

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) completa a lista de atrações gratuitas.

O espaço oferece uma programação diversificada com exposições de artes visuais, teatro, cinema, dança, música e debates, além de biblioteca e cafeteria.

Leia também: Turismo brasileiro encerrou primeiro semestre do ano com alta de 6,6%

Todas as exposições podem ser visitadas sem custo, tornando o CCBB uma parada obrigatória para quem busca cultura e lazer acessíveis no Rio de Janeiro. Saiba mais (aqui).

Explorar a cidade sem gastar nada é totalmente possível e ainda permite descobrir a essência carioca de perto. Para saber mais eventos culturais gratuitos que acontecem no estado acesse a Secretaria de Cultura do RJ.

Leia também: Ambev oferece visita guiada com degustação gratuita; veja como participar

Entre natureza, música e arte, o Rio de Janeiro oferece experiências únicas que encantam moradores e visitantes de todas as idades.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias