Projeto leva público 60+ a destinos turísticos de graça; veja como participar
Divulgação/Prefeitura Praia Grande
Por Marcel Naves
14/01/2026 | 09h26
São Paulo, 14/01/2026 - O público acima de 60 anos que deseja visitar, gratuitamente, a capital paulista e outros destinos turísticos do interior e do litoral de São Paulo já podem se inscrever no projeto Turismo 60+. O roteiro inclui as cidades de Praia Grande, Ubatuba, Serra Negra, Aparecida e Cunha.
A iniciativa do governo do Estado de São Paulo tem como objetivo destacar o setor turístico do Estado, valorizando a história, a cultura, a natureza e os patrimônios paulistas, ao mesmo tempo em que promove a inclusão de pessoas com mais de 60 anos.
Ao VIVA o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, ressaltou o propósito do programa, de lazer e criar memórias para pessoas idosas.
Por isso lançamos o Turismo 60+, para incluir e levar os viajantes maduros a conhecer as maravilhas do Estado. Essa é a importância do projeto: incluir o público 60+ no turismo paulista, através de viagens seguras e memoráveis pelo nosso Estado”.
A proposta é que até 3 mil pessoas idosas sejam contemplados com os roteiros até junho de 2026. Nas viagens estão incluídas alimentação, hospedagem, passeios, seguro viagem, guia de turismo e kit viagem (camiseta, garrafinha d’água e viseira).
O projeto
O projeto Turismo 60+ foi lançado em dezembro de 2025 pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) e prefeituras de municípios turísticos.
Leia também: Alerta para turistas: como se prevenir de golpes em praias
Leia também: Alerta para turistas: como se prevenir de golpes em praias
Em dezembro de 2025, na primeira etapa de viagens realizada, 203 pessoas idosas vindas de Tabapuã, Santa Lúcia, Presidente Epitácio e Estiva Gerbi e da capital paulista tiveram a oportunidade de conhecer destinos turísticos como Águas de Lindóia, Serra Negra, Mongaguá e Socorro.
Quem pode viajar?
As prefeituras são responsáveis pelas inscrições e a organização dos grupos, não sendo permitidas solicitações individualizadas de pessoas físicas. Os grupos devem ter de 25 a 45 pessoas, sendo obrigatório o acompanhamento de responsável do grupo durante a viagem.
O transporte dos visitantes deverá ser oferecido pelos municípios ou pelos próprios grupos participantes. Para se cadastrar no Turismo 60 +, os interessados devem procurar a prefeitura local. As prefeituras podem se inscrever pelo link https://www.turismo60sp.com.br/
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
