Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Turismo 60+: governo lança iniciativa de viagens gratuitas para pessoas idosas

Divulgação / Águas de Lindóia Tur

Águas de Lindóia é um dos destinos do projeto, que tem como objetivo ampliar a inclusão social e estimular o turismo regional - Divulgação / Águas de Lindóia Tur
Águas de Lindóia é um dos destinos do projeto, que tem como objetivo ampliar a inclusão social e estimular o turismo regional

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
20/12/2025 | 12h29

São Paulo, 20/12/2025 - O governo de São Paulo lançou dia 08/12, o programa Turismo 60+, iniciativa que oferece viagens gratuitas para pessoas com mais de 60 anos a destinos turísticos do Estado.

Apresentado em Águas de Lindóia, o projeto pretende ampliar a inclusão social, estimular o turismo regional e proporcionar experiências de lazer e cultura a um público que cresce de forma acelerada no País, segundo publicação realizada pela Agência SP.

Leia também: Vai viajar? Conheça os direitos no plano de saúde fora da sua região

Como funciona o programa?

O Turismo 60+ prevê viagens de até quatro dias, com serviços totalmente custeados pelo Estado, estão incluídos:

  • Alimentação;
  • Hospedagem;
  • Passeios turísticos;
  • Seguro-viagem;
  • Acompanhamento de guia credenciado; e
  • Um kit viagem com camiseta, squeeze e viseira.

Nesta fase inicial, os destinos contemplados são Praia Grande, Ubatuba, Serra Negra, Aparecida e Cunha, além de Águas de Lindóia, que sediou o lançamento oficial do programa.

Leia também: Ubatuba desponta como um dos destinos mais procurados no verão paulista

Como se inscrever?

A partir de janeiro de 2026, prefeituras e organizações sociais poderão solicitar as viagens por meio de uma plataforma específica do Turismo 60+.

Como contrapartida, o transporte até os destinos deverá ser oferecido pelos municípios ou pelos próprios grupos participantes.

Leia também: Viagem com pets: como transportar animais de estimação no carro com segurança

Para participar, os interessados devem procurar a prefeitura de sua cidade para realizar o cadastro. Cada grupo inscrito precisa ter no mínimo 30 pessoas.

Primeiros grupos atendidos

No dia do lançamento, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado recebeu os primeiros participantes do programa, vindos de Santa Lúcia, Tabapuã e da capital paulista.

Cerca de 60 pessoas visitaram Águas de Lindóia e também participaram de um roteiro pelo centro da cidade de São Paulo.

Leia também: O que são Early Check-in e Late Check-out nos hotéis

O público atendido pelo Turismo 60+ apresenta perfis variados, há quem prefira viajar sozinho ou em grupo, quem busque roteiros culturais, experiências de natureza ou opções de hospedagem mais acessíveis e confortáveis.

Palavras-chave Turismo 60+ gratuita viagem

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias