Quando é o Oscar 2026? Quando saem os indicados?
Reprodução Instagram
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 14/01/2026 - A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março de 2026, às 20h, com transmissão global. Já o anúncio dos indicados ocorre antes, em data a ser confirmada pela Academia, tradicionalmente no início do ano da cerimônia, momento que costuma redefinir toda a corrida.
A temporada do Oscar 2026 está em período de votação, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas além de confirmar o calendário da premiação, detalhou como funcionam os processos de votação, enquanto os primeiros grandes títulos começam a se consolidar no radar de críticos, especialistas e estúdios.
Leia também: Wagner Moura e Kleber Mendonça falam de história ao vencer Globo de Ouro
O ponto de partida dessa disputa é a fase de indicações, quando os membros votantes da Academia participam de uma votação online secreta para definir os concorrentes nas 24 categorias da premiação. É a partir daí que a corrida se afunila e ganha contornos mais claros.
Como funciona a votação do Oscar
O processo do Oscar é dividido em duas etapas principais. Na primeira, voltada às indicações, todas as 24 categorias são votadas.
A maioria delas é definida por membros votantes das respectivas áreas profissionais, como atores votando em categorias de atuação ou diretores em direção. Algumas categorias, no entanto, podem ser abertas a votantes de todas as divisões.
A categoria de Melhor Filme é a mais abrangente, as indicações são decididas por membros elegíveis das 19 divisões da Academia, ampliando o espectro de olhares e interesses sobre os títulos concorrentes.
Leia também: Globo de Ouro: Lula e Janja celebram prêmios do filme 'O Agente Secreto'
A votação acontece de forma totalmente online e secreta. Caso uma indicação seja posteriormente considerada inelegível, ela não é substituída, e a categoria segue com um concorrente a menos.
Na fase final, todos os membros elegíveis da Academia podem votar em todas as categorias, sem restrições por área. Os vencedores são anunciados ao vivo durante a cerimônia transmitida pela ABC, com exibição simultânea em plataformas digitais.
Onde e como os indicados são anunciados
O anúncio oficial dos indicados ao Oscar 2026 será em 22 de janeiro, feito em transmissão ao vivo global, com exibição nos sites Oscar.com e Oscars.org, além das redes sociais da Academia, como TikTok, Instagram, YouTube e Facebook.
Leia também: Globo de Ouro 2026 acontece neste domingo; Brasil concorre em 3 categorias
A divulgação também ocorre em veículos parceiros, incluindo o programa Good Morning America, o ABC News Live, o Disney+ e o Hulu.
Esse momento costuma ser decisivo para a campanha dos filmes, influenciando bilheteria, estratégias de marketing e a consolidação de favoritos.
O termômetro da temporada
A corrida pelo Oscar 2026 continua em sua fase inicial, mas alguns padrões já se repetem. Filmes premiados ou bem recebidos em festivais como Toronto, Cannes, Veneza, Sundance e Berlim largam com vantagem simbólica.
Leia também: O Agente Secreto é pré-indicado ao 'Oscar britânico'; Wagner Moura fica de fora
Estreias programadas para o segundo semestre de 2025 também tendem a ganhar mais força, por permanecerem frescas na memória dos votantes.
Há espaço tanto para grandes produções de estúdio, com forte apelo técnico, quanto para dramas mais intimistas, biografias e filmes autorais.
Leia também: Wagner Moura tem 91,34% de chance de vencer o Oscar, aponta ranking
O histórico recente da Academia mostra uma abertura maior para gêneros variados, incluindo suspense, terror psicológico e narrativas não convencionais.
Lista de possíveis indicados:
Uma Batalha Após a Outra
Pecadores
Hamnet
Marty Supreme
Valor Sentimental
Frankenstein
Bugonia
Jay Kelly
Wicked: Parte 2
Avatar: Fogo e Cinzas
O Agente Secreto
Segundo o Termômetro Oscar, mesmo antes da divulgação oficial das indicações, alguns títulos já aparecem como fortes candidatos a Melhor Filme, com base em expectativas da indústria e no histórico de seus realizadores.
Entre eles estão produções assinadas por cineastas consagrados como Paul Thomas Anderson, Chloe Zhao, Ryan Coogler, Guillermo del Toro, Yorgos Lanthimos e Joachim Trier.
Leia também: Conheça os filmes brasileiros que foram pré-indicados o Oscar 2026
Também como possíveis indicados aos Oscar 2026 projetos como F1, de Joseph Kosinski, e Frankenstein, de Guillermo del Toro, além de produções autorais e internacionais que tradicionalmente dialogam bem com a Academia.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
