São Paulo vai ganhar réplica do esconderijo de Anne Frank; veja como será

Foto: Divulgação/Memorial do Holocausto

Em 2026, o local inaugurará o “Espaço Anne Frank e o Anexo Secreto” - Foto: Divulgação/Memorial do Holocausto
Em 2026, o local inaugurará o “Espaço Anne Frank e o Anexo Secreto”

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 18/08/2025, às 08h35

São Paulo, 18/08/2025 - O Memorial do Holocausto, localizado no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo, se prepara para uma expansão inédita no Brasil. 

De acordo com o site oficial do espaço, o “Espaço Anne Frank e o Anexo Secreto” será inaugurado em 2026, uma reprodução fiel do ambiente onde a jovem alemã de origem judaica viveu escondida por dois anos durante a Segunda Guerra Mundial e escreveu o célebre Diário de Anne Frank.

Com 900 metros quadrados, o projeto foi autorizado pela Fundação Anne Frank, sediada em Amsterdã, que administra o museu original na Holanda. 

A capital paulista será apenas a segunda cidade no mundo a receber uma instalação desse tipo, a primeira foi Nova York, que apresentou a recriação no início de 2024, no Center for Jewish History.

Leia também: 10 museus importantes para visitar durante o feriado, em várias cidades do Brasil

Tecnologia para contar uma história real

O novo espaço contará com projeções holográficas e recursos multimídia para permitir que os visitantes conheçam de forma imersiva o dia a dia de Anne Frank, sua família e os outros quatro judeus que permaneceram escondidos no Anexo Secreto para escapar da perseguição nazista.

Investimento e acesso

O custo total da implantação é de R$ 26 milhões, sendo R$ 2 milhões provenientes da Prefeitura. O “Espaço Anne Frank” fará parte do circuito de museus da cidade e contará com programação específica para receber estudantes da rede municipal de ensino.

O Memorial do Holocausto, instalado na primeira sinagoga do estado, oferece entrada gratuita e fica próximo às estações Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela) e Tiradentes (Linha 1-Azul) do metrô.

Leia mais: 5 opções de passeios para curtir São Paulo no fim de semana sem gastar muito

Anne Frank: símbolo da resistência

Publicada em 1947, a obra O Diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais traduzidos e vendidos do planeta. 

Anne morreu em 1945, aos 15 anos, em um campo de concentração nazista, e seu legado é considerado um dos mais importantes na preservação da memória do Holocausto. A revista Time a incluiu na lista das personalidades mais influentes do século XX.

Saiba mais acessando o site oficial do Memorial do Holocausto.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias