Divulgação Rocinante
São Paulo, 14/09/2025 - O velório do músico Hermeto Pascoal, falecido neste sábado, 13, será aberto ao público, no Rio de Janeiro, segunda-feira, 15. Conforme seu perfil oficial, o velório acontecerá de 14h às 21h na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, bairro onde morava.
Gênio da música e visionário, Hermeto Pascoal colocou toda sua obra disponível em formato digital mesmo antes da explosão dos tocadores de aúdio hoje tão populares. Era 2008 quando o brasileiro declarou em seu site [www.hermetopascoal.com.br], que a partir de então ele liberaria "para os músicos do Brasil e do mundo" a gravação em CD de todas as músicas da discografia. Ao final, tinha escrito, a mão, "Aproveitem bastante.”
A criatividade e qualidade das composições de Hermeto tem reconhecimento de ícones da música, como o trumpetista Miles Davis. Quando esteve nos Estados Unidos, em 1969, foi apresentado por Airto Moreira ao mestre do cool jazz, que lhe pediu músicas para gravar. Embora tenha reconhecido o talento do "albino louco", Miles de fato gravou três composições do brasileiro, mas sem lhe dar os devidos créditos. De 1971, o álbum "Live-Evil" de Miles Davis traz "Little Church", "Selim" e "Nem um talvez".
O último dos 30 discos gravados por Hermeto foi pela gravadora Rocinante, "Pra Você, Ilza", a reunião de 13 das 198 composições que escreveu num caderno dedicado à companheira, e vencedor do Grammy Latino de 2024 na categoria Melhor Álbum de Jazz. Segundo a gravadora, há estimativas de que Hermeto Pascoal tenha composto mais de dez mil músicas.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.