Velório de Hermeto Pascoal será aberto ao público, nesta segunda-feira 15

Divulgação Rocinante

Hermeto Pascoal faleceu aos 89 anos por complicações de fibrose pulmonar - Divulgação Rocinante
Hermeto Pascoal faleceu aos 89 anos por complicações de fibrose pulmonar
Por Luana Pavani luana.pavani@viva.com.br

Publicado em 14/09/2025, às 12h54

São Paulo, 14/09/2025 - O velório do músico Hermeto Pascoal, falecido neste sábado, 13, será aberto ao público, no Rio de Janeiro, segunda-feira, 15. Conforme seu perfil oficial, o velório acontecerá de 14h às 21h na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, bairro onde morava.

Gênio da música e visionário, Hermeto Pascoal colocou toda sua obra disponível em formato digital mesmo antes da explosão dos tocadores de aúdio hoje tão populares. Era 2008 quando o brasileiro declarou em seu site [www.hermetopascoal.com.br], que a partir de então ele liberaria "para os músicos do Brasil e do mundo" a gravação em CD de todas as músicas da discografia. Ao final, tinha escrito, a mão, "Aproveitem bastante.”

A criatividade e qualidade das composições de Hermeto tem reconhecimento de ícones da música, como o trumpetista Miles Davis. Quando esteve nos Estados Unidos, em 1969, foi apresentado por Airto Moreira ao mestre do cool jazz, que lhe pediu músicas para gravar. Embora tenha reconhecido o talento do "albino louco", Miles de fato gravou três composições do brasileiro, mas sem lhe dar os devidos créditos. De 1971, o álbum "Live-Evil" de Miles Davis traz "Little Church", "Selim" e "Nem um talvez".

O último dos 30 discos gravados por Hermeto foi pela gravadora Rocinante, "Pra Você, Ilza", a reunião de 13 das 198 composições que escreveu num caderno dedicado à companheira, e vencedor do Grammy Latino de 2024 na categoria Melhor Álbum de Jazz. Segundo a gravadora, há estimativas de que Hermeto Pascoal tenha composto mais de dez mil músicas.

Nascido em 1936, em Lagoa da Canoa, Alagoas, o "bruxo" faleceu sábado à noite, por falência múltipla dos órgãos, conforme nota do hospital Samaritano Barra, no Rio. Ele havia dado entrada no hospital no dia 30 de agosto, para tratamento de complicações respiratórias derivadas de um quadro avançado de fibrose pulmonar.
Seu perfil deixou a mensagem: 
"Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música. Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva".

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias