Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho vencem prêmios no Festival de Cannes

Reprodução/Instagran/@kleber_mendonca_filho

O longa está entre os filmes que disputam a principal honraria do festival - Reprodução/Instagran/@kleber_mendonca_filho
O longa está entre os filmes que disputam a principal honraria do festival
Por Estadão Conteúdo [email protected]

Publicado em 24/05/2025, às 15h16 - Atualizado às 15h30

São Paulo, 25/05/2025 - O Festival de Cannes, um dos eventos mais consagrados do cinema, realiza sua cerimônia de encerramento neste sábado, 24, que contará com a entrega da Palma de Ouro no festival. Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho já venceram os prêmios de Melhor Ator e Melhor Direção, respectivamente, por O Agente Secreto.
O longa está entre os filmes que disputam a principal honraria do festival. A produção é um thriller político ambientado no final dos anos 1970, durante a ditadura militar brasileira.
Pouco antes do anúncio dos vencedores, o longa brasileiro foi agraciado com o prêmio de melhor filme do festival pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema do mundo, e também com o Prix des Cinémas Art et Essai, da Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio.
Apesar de ser presença constante no festival, o Brasil não foi vencedor de nenhuma Palma de Ouro em mais de 60 anos. A única já vencida pelo País foi com O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, em 1962.
Os vencedores da Palma de Ouro costumam ganhar certo destaque nas disputas pelo Oscar. No ano passado, por exemplo, o grande vencedor, Anora, de Sean Baker, levou os prêmios de Melhor Filme Diretor, Atriz (Mikey Madison), Roteiro e Montagem na maior premiação do cinema.

Veja a lista de vencedores do Festival de Cannes 2025:

Melhor Roteiro: Young Mothers, de Jean-Pierre and Luc Dardenne
Melhor Ator: Wagner Moura, por O Agente Secreto
Prêmio Especial: Resurrection, de Bi Gan
Camera d’Or: The President’s Cake, de Hassan Hadi
Menção especial da Camera d’Or: My Father’s Shadow, de Akinola Davies Jr
Palma de Ouro para curta-metragem: I’m Glad You’re Dead Now, de Tawfeek Barhom
Menção especial da Palma de Ouro para curta-metragem: Ali, de Al Rajeev
Melhor Direção: Kleber Mendonça Filho, por O Agente Secreto
Prêmio do Júri: Sirat, de Oliver Laxe, e The Sound of Falling, de Mascha Schilinski

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias